Abstract:
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Este trabalho compara e analisa os currículos dos cursos de graduação em Administração dos países de língua oficial portuguesa. Para tanto, teve como objetivo da pesquisa, identificar as estruturas curriculares de cursos de graduação em Administração nos países de Língua Portuguesa e operar a confrontação das disciplinas apresentadas nas categorias e variáveis curriculares com foco na multidisciplinaridade, formação humanista, liberdade acadêmica, que a análise das estruturas curriculares. Para alcançar os objetivos pautou-se nos procedimentos metodológicos que se caracteriza como pesquisa exploratória descritivo, comparativa e de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de pesquisa via internet, nos sites das universidades e também em livros. Os resultados permitiram concluir que os Cursos de Graduação em Administração, nos países de língua portuguesa, são voltados para a formação técnica dos estudantes, priorizam as matérias de administração, com enfoque para a área de administração financeira e contabilidade. Os currículos são, em geral, centrados em um único Departamento e não permitem, ou dão pouca possibilidade, para que os estudantes escolham matérias para compor seu próprio currículo indicando uma margem de liberdade restrita. Com isso, espera-se fomentar uma discussão ampla das estruturas curriculares como elemento essencial na formação do profissional de administração e os encaminhamentos ofertados a partir da composição das estruturas curriculares dos cursos de Administração. |