Abstract:
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O presente artigo visa apresentar uma proposta de indicadores do Balanced Scorecard para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram à observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. O problema de pesquisa tem como foco: que dimensões e indicadores das perspectivas do balanced scorecard (financeira, mercado, processos internos, educação e de aprendizado e crescimento) servem de parâmetros para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação? Os resultados alcançados são enfatizados por meio de etapas decorrentes do contexto interno e externo, asseguram padrões de qualidade superior em todos os níveis de ensino, além do aprimoramento da qualidade e relevância, científico-político dos serviços prestados pelos cursos de graduação. Como considerações finais, observam-se similaridades dos fundamentos teóricos e empíricos, quanto se leva em conta os eventos internos e externos, ou seja, os aspectos do mercado influenciaram a escolha e a implementação do projeto balanced scorecard, visando ao processo avaliativo das estratégias da IES. |