Abstract:
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A relação entre a pesquisa e o ensino e seu impacto na concepção de docência e qualidade da educação superior é o foco principal da investigação que vem sendo desenvolvida por um grupo de pesquisa de uma universidade brasileira. Um dos recortes do estudo toma a análise da concepção da indissociabilidade do ensino e da pesquisa na modalidade Ensino a Distância (EAD), cada vez mais presente no sistema de educação superior do Brasil. Mais do que as outras práticas de ensino, a educação a distância é olhada com desconfiança, quando o tema é qualidade do ensino. A pesquisa tem por objetivos examinar essa relação e sua condição qualificadora do ensino de graduação na modalidade EAD. Recorre a autores como Sousa Santos, García, Moraes, Maturana e Barnett para a compreensão teórica do objeto. A empiria foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores de Programas de Formação de Professores na modalidade EAD, em três universidades brasileiras. Os dados parciais consideram que há especificidades próprias da modalidade EAD na relação ensino e pesquisa e revela que a comunicação clara entre diferentes sujeitos dos cursos investigados, assim como a formação docente específica para esta modalidade são fatores fundamentais para promover a qualidade do processo ensino /aprendizagem. |