Abstract:
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As ferramentas de teleconferências pela rede mundial de computadores (internet) têm oferecido desafios em diversas áreas de formação profissional universitária, como a Medicina. O Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi um dos hospitais escola brasileiro pioneiro a aceitar esse desafio. Por isto, resolveu-se estudar como foi sua implantação e sensibilização de médicos cirurgiões sobre telemedicina, telecirurgia ou transmissões cirúrgicas por webconferência. A pesquisa foi um estudo de caso único (HU-UFSC), caracterizando-se pela abordagem exploratória, pois foi preciso entender esta tecnologia, seus procedimentos e inter-relações com as mudanças de atitudes dos que adotaram esta técnica de ensino/aprendizagem. A coleta de dados foi feita, através de dados secundários e primários durante os meses de agosto, setembro e primeira quinzena de outubro de 2010. Os dados primários foram coletados de amostra intencional, isto é, especialistas envolvidos em telecirurgias. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva. Os entrevistados foram: Chefe do Serviço de Informática do HU que atuou no planejamento e implantação do serviço, sendo o responsável pelos equipamentos de filmagens e divulgação das imagens na internet. Outro entrevistado foi o professor de cirurgia geral do Curso de Medicina da UFSC e coordenador do projeto, bem como foi realizada entrevista estruturada com um integrante do Serviço de Informática que atua na equipe de Telemedicina (HU-UFSC). Concluiu-se que: divulgação destes serviços foi feita, essencialmente, através da comunicação boca a boca, sem uso de técnicas de endomarketing para a sensibilização dos médicos. O pionerismo do HU-UFSC, a relevância de ensino/aprendizagem do futuro médico e a disponibilidade de recursos financeiros do projeto não têm contribuído para a ampliação destes serviços, pois há resistência de médicos conservadores sobre o uso desta tecnologia. |