Abstract:
|
Desde o advento da LDB, diversos cursos superiores passaram a ser desenvolvidos na modalidade a distância. O processo de ensino/aprendizagem que tem lugar na EaD difere daquele ocorrido na modalidade presencial, uma vez que o ensino é mediado por tecnologias. A avaliação da qualidade dos cursos de EaD é assunto debatido, mas sobre o qual existe pouca concordância. Atualmente existem parâmetros de qualidade em EAD propostos pelo MEC, porém, a dificuldade de mensuração permanece. Dentre os principais fatores de interferência na qualidade em EAD, cita-se a interação entre o aluno e o tutor, uma vez que este é o principal mediador no processo ensino/aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste estudo é propor um instrumento de avaliação de desempenho, que avalie a qualidade da interação tutor /aluno de EaD do curso de graduação em Administração da UFSC. Quanto à metodologia utilizada, caracterizou-se como: um estudo de caso, exploratória, descritiva, documental, bibliográfica, e predominantemente qualitativa. Para construção da proposta avaliação de desempenho da interação foram utilizadas situações da relação tutor x aluno, entre elas: Ambiente virtual de aprendizagem (Fóruns das disciplinas, Chats, atividades, mensagens instantâneas), e-mails. Ao final, foi proposta a ferramenta de avaliação de desempenho da interação tutor x aluno, a qual poderá ser aplicada no respectivo ambiente de tutoria. |