Abstract:
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A formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre as necessidades desta formação. A formação continuada, considerada como requisito do processo de profissionalização, abre possibilidades para a reflexão sobre a experiência e a ação educativa do docente. Tomando como pressuposto que essa formação deve ter por base uma construção dialética do conhecimento, que tem por meta a qualificação do profissional, o presente texto discute a formação continuada de professores no contexto das reformas educacionais, e o papel da universidade na proposição de programas dessa natureza. Com base em documentos oficiais que tratam da formação continuada, o estudo traz reflexões sobre os dados da pesquisa realizada com professores sobre os processos formativos em cursos de educação continuada na modalidade a distância, os limites e as possibilidades de mudança, em relação às práticas dialógicas e interativas. Os resultados apontaram os desafios enfrentados pelos professores e o redirecionamento dado à questão das competências, consideradas nos documentos oficiais como a concepção nuclear da formação, na perspectiva crítica de revitalizar a compreensão dos saberes nos processos formativos. |