Abstract:
|
A Educação a Distância (EaD) desenvolve-se como proposta adequada no combate de problemas educacionais brasileiros, a exemplo da dificuldade dos estudantes no acompanhamento das aulas presenciais devido o ingresso precoce no mercado de trabalho e o distanciamento dos centros urbanos, que concentram grande parte das Instituições de Ensino. É com base nessas dificuldades que os gestores educacionais oferecem um aparato tecnológico que facilite o processo de ensino e aprendizagem, permitindo maior motivação e estímulo dos estudantes aos estudos. Os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no contexto da EaD e com base nas ações dos gestores educacionais, configuram uma comunidade on-line de integração e relacionamento dos professores, estudantes e tutores, na qual é permitido a interação de maneira ativa e a construção de conhecimento efetiva. Tomando por base essas características da EaD, o presente artigo objetiva apresentar um estudo do AVEA do Curso de Ciências da Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando o desenvolvimento do AVEA e descrevendo às principais ferramentas desse ambiente. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo, a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários procedem principalmente dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise preliminar do caso foi contextualizado o Curso de Ciências da Administração a distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil, relatando-se o processo de desenvolvimento e as principais ferramentas do AVEA. Tal análise toma por base a preocupação dos gestores na construção do Ambiente, preparação de tutores e professores para um melhor uso das ferramentas. Como sugestão está o maior envolvimento de professores, tutores e dos próprios estudantes no desenvolvimento do AVEA, de modo a otimizar as ferramentas com vistas à construção de conhecimento dos estudantes. |