Abstract:
|
Sao inúmeros os problemas que resolvemos usando uma equação do segundo grau. No Brasil, a fórmula de Bhaskara é ensinada como uma técnica de resolução para as equações do segundo grau. 0 uso da fórmula de Bhaskara no ensino atual é trabalhado como algo que elimina a problemática da resolução da equação do segundo grau. 0 único problema que resta é quanto a representação do problema dado na linguagem natural para linguagem simbólica, ou seja determinar a equação que modela a situação problema. Historicamente a equação do segundo grau foi objeto de estudo desde a antiguidade e por diferentes povos. Um breve estudo histórico é apresentado no capitulo I. Quanto a resolução da equação do segundo grau, sabemos que existem diferentes técnicas de resolução. No capitulo II, para identificar quais técnicas são propostas como saber a ensinar, hoje, no Ensino Fundamental, realizamos um estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da Proposta Curricular de Santa Catarina e também em dois Planejamentos anuais escolares, de matemática, para a oitava série do Ensino Fundamental. Neste mesmo capitulo, estudamos como é apresentada a equação do segundo grau para os alunos do Ensino Fundamental, fazendo um estudo de dois livros didáticos aprovados pelo MEC. No capitulo III, através de uma experimentação com alunos de primeira série do Ensino Médio, procuramos identificar quais as técnicas de resolução são utilizadas pelos alunos na resolução de equações de segundo grau incompletas. |