Abstract:
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Este trabalho visa discutir o ensino de Matemática aos alunos cegos da rede regular de ensino fundamental, sobretudo no que se refere às habilidades docentes necessárias, assim como, a inclusão escolar destes alunos. O estudo foi realizado por meio de entrevistas com professores e seus respectivos alunos cegos. As entrevistas foram feitas na escola em que atuam os professores e buscou-se compreender quais as dificuldades do processo de inclusão, especialmente na disciplina de Matemática. O trabalho está apresentado na forma de três capítulos. No primeiro são apresentadas as leis e regulamentações da Educação Especial e Inclusiva. No segundo são apresentados os dados das entrevistas com os professores dos alunos cegos, nas quais eles apontam as dificuldades e facilidades encontradas ao lecionar para estes alunos, dando ênfase à sua preparação, ou ausência dela, para atuar com crianças cegas. No terceiro e último capítulo são apresentados os dados das entrevistas feitas com os alunos cegos, nas quais eles igualmente apontam suas dificuldades, facilidades, assim como os instrumentos utilizados para aprender Matemática. |