Abstract:
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Neste trabalho, buscamos conhecer os saberes matemáticos relativos a divisibilidade trabalhados em classe de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, no capítulo I estudamos os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Proposta Curricular de Santa Catarina e os Planejamentos Anuais das Escolas. Nosso objetivo aqui é identificar o que é proposto oficialmente para o trabalho do professor sobre a divisibilidade no Ensino Fundamental (5ª e 6ª séries). No capítulo II estudamos a abordagem e os exercícios de livros didáticos. O estudo nos mostra os saberes relativos a divisibilidade que são propostos para serem ensinados na 5ª ou 6ª série do Ensino Fundamental. No capítulo III, faremos uma experiência em classe de 6ª série do Ensino Fundamental, onde buscamos elementos que nos permita identificar se o Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum é uma ferramenta disponível para resolver problemas, visto que, a priori, estes conteúdos são estudados na 5ª série ou início da 6ª série do Ensino Fundamental. |