Abstract:
|
A proposta original desse projeto foi a de desenvolver situações didáticas relativas a utilização de diferentes materiais didáticos e computacionais com demonstrações aos alunos de colégios públicos e/ou particulares e alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Realizar seções organizadas para demonstrar a interdisciplinaridade existente nos conteúdos da Geometria Analítica e Álgebra Linear, assim como, apoiar o ensino e o aprendizado de conteúdos tais como retas, planos, cônicas, determinantes e sistemas de equações, estabelecendo conexão entre esses conteúdos. Mostrar aplicações práticas do uso de matrizes em sistemas de segurança(Criptografia), introduzir os conceitos de Geometria Fractal e mostrar exemplos dessas interessantes figuras que podem ser vistos na natureza (PALOMINO,2004). Para a realização desse projeto foram necessárias várias pesquisas tanto no campo tecnológico – através da verificação dos tipos de softwares existentes, as linguagens de programação que poderiam fornecer um ambiente dinâmico para a aprendizagem - quanto na área da Educação, onde buscou-se conhecer a importância e a validade de se utilizar a tecnologia no processoensino/aprendizagem. |