Vestígios do medievo nos Sermões do Padre António Vieira

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Title: Vestígios do medievo nos Sermões do Padre António Vieira
Author: Guimarães, Raquel Drumond
Abstract: Fugindo dos limites de um enquadramento designado de História Medieval, articula-se atualmente uma série de novas abordagens que incide sobre a epistemologia medieval. Estas perspectivas corroem as tradicionais fronteiras cronológicas e geográficas, principalmente quando se considera os conceitos de longa duração (Braudel) e de longa Idade Média (LeGoff), já que ambas fundamentam-se na idéia de um ritmo histórico multissecular. Ao procurar vestígios dessas mudanças lentíssimas, que mais se assemelham às permanências e a uma história estagnada, detectou-se uma série de coerências entre as características que formaram as estruturas dos períodos medieval e moderno, permitindo interpretar determinados fenômenos e figuras históricas da modernidade à luz dos estudos medievais. Neste viés, tendo em vista a proeminência e a autoridade do Reino/Império Português na política mundial e, dentro destas, as influências e a eficácia da sermonária vieirense, pontua-se os Sermões vieiríticos que abordam a temática da guerra como sendo de suma importância não só aos modernistas, mas também aos medievalistas, já que suas considerações e escritos sobre o tema da violência podem ser apreendidos a partir das teorias da longa duração e da longa Idade Média. A partir desse pressuposto, analisou-se os Sermões do Padre António Vieira com o objetivo de traçar eventuais pontos de continuidade, ou heranças (Pollak), entre aqueles proferidos posteriormente pelo sacro orador português e os sermões medievais que trabalham a temática da guerra. Considerando-se que a guerra tende a ser estudada como ponto de ruptura, investigou-se uma faceta pouco explorada do pregador, mostrando seus critérios de aplicação e legitimação da violência, procurando na guerra o viés da continuidade. Tendo em vista a recorrente utilização da sermonária cristã nos mais diversos aspectos da guerra no mundo medieval, verificou-se nos Sermões vestígios dos mesmos conceitos e estratégias discursivas presentes nos sermões medievais: guerra justa, cruzada, amor ao inimigo, entre outros. De igual modo, ainda que se considere sua defesa dos índios e dos escravos, averiguou-se que o Padre António Vieira assume o uso da violência como estratégia de redução e conversão desses povos ao Cristianismo e como ferramenta de eliminação dos inimigos da Igreja Católica. Este uso está imbuído de heranças da historiografia universal medieval, onde todos os povos se enquadram numa lógica criacionista, a partir da qual se permitiu determinar, pela genealogia dos povos e as diferenças entre eles, a aplicação da violência, visando adequar os povos do Novo Mundo num propósito transcendente e escatológico. Concluiu-se, portanto, que nesta nova abrangência do medievo ressalta-se a figura distinta do jesuítico Padre Antonio Vieira como articulador mor do que se pode considerar herança de um projeto medieval: "Portugal como o Quinto Império".Overstepping the boundaries of a frame denominated Medieval History, a series of new approaches has been articulated which falls upon the medieval epistemology. These perspectives erodes the traditional chronological and geographic boundaries specially when one considers the theories of long term/duration (Braudel) and long Middle Ages (LeGoff), since both theories are based on the idea of a multisecular historic rhythm. When looking for vestiges of these very slowly evolving changes, which resembles more like endurances and a stagnant history, a number of coherences between the characteristics that forms the structures of both medieval and modern periods were detected, allowing one to interpret certain phenomena and historical figures of the Modern Ages under the spotlight of medieval studies. Through these considerations, and being mindful of the prominence and authority of the Portuguese Kingdom/Empire over world politics and, among these, the influences and efficiency of Vieira's sermons, one signals Vieira's war-themed sermons, as being of major importance, not only to modernists, but also to medievalists, since his conceptions and writings on the topic violence can be apprehended from both the long term/duration and long Middle Ages theories. From this presupposition, Father António Vieira's "Sermões" have been analyzed aiming at tracing eventual points of continuity, or inheritances (Pollak), among those subsequently preached by the Portuguese orator and the medieval sermons which deals with the war theme. Considering that war has a tendency of being studied as a point of rupture, a less well explored view of the preacher has been investigated, showing his criteria for the application and legitimacy of violence, while searching in war for the continuity thread. In light of the recurrent use of Christian sermons in the most diverse aspects of wars during medieval times, it has been verified in the "Sermões", vestiges of the same concepts and strategic discourses present in the medieval sermons: just war, crusade, war as an expression of love for the enemy, among others. Likewise, even considering his defense of the slave and native populations, it has been noticed that Father António Vieira consents to the use of violence as a strategy of reduction and conversion of those people to Christianity and as a tool to eliminate the enemies of the Catholic Church. Vieira's approach is imbued of a medieval universal historiography heritage, where all different people fit in a creationist logic. This means that the application of violence, aiming at adapting the people of the New World in a transcendent and eschatological purpose, was determined through people's genealogy and the differences between them. It has been concluded, thus, that in this new scope of the medieval period, the distinguished figure of the Jesuit Father António Vieira stands out as a principal articulator of what can be considered a heritage of a medieval project: "Portugal as the Fifth Empire".
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96486
Date: 2012


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