Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet

DSpace Repository

A- A A+

Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet

Show full item record

Title: Estudo de fatores do conhecimento da marca acadêmica como expressão de qualidade para a produção e comunicação de ebooks na internet
Author: Miranda, Márcio Batista de
Abstract: A mídia eletrônico-digital interligada à Internet é um campo ampliado de produção, distribuição e recuperação de dados e informações organizadas em diferentes formatos. Um desses formatos é o ebook, um termo diretamente relacionado aos livros tradicionais. A tradição livresca remete ao conhecimento cultivado e armazenado durante séculos, sendo que muitos livros são considerados exemplos de qualidade literária ou acadêmica. No ambiente digital, os sistemas de busca e qualificação de informações ou de produtos informativos, como ebooks, são orientados por aspectos formais ou quantitativos "interpretados" como sinais de qualidade. Diante da quantidade e da diversidade de possibilidades oferecidas ao usuário da mídia digital, primeiramente, os aspectos formais também orientam suas escolhas. Sobre isso, este trabalho apresenta um exercício descritivo-interpretativo em busca de aspectos e fatores formais, que são percebidos como indicativos da qualidade acadêmica na apresentação de ebooks na internet. No contexto da área de Mídia e Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), o objetivo deste estudo é formular conhecimento para incrementar, de modo sistemático, a comunicação da marca de qualidade acadêmica em ebooks publicados na Internet. Considera-se também a perspectiva da área de Branding ou Gestão da Marca, visando o conhecimento e a comunicação da marca, como expressão de qualidade acadêmica.The electronic-digital media connected to the Internet is an expanded field of production, distribution and retrieval of data and information organized in different formats. Some formats are called ebook, a term directly related to traditional books. The tradition to bookish goes back knowledge cultivated and stored for centuries, and many books are considered examples of academic or literary quality. In the digital environment, the search engines and qualification information or information products, like ebooks, are guided by formal or quantitative aspects "interpreted" as signs of quality. Given the quantity and diversity of opportunities offered to the user of digital media, primarily the formal aspects also guide their choices. On this, this paper presents a descriptive and interpretive exercise in search of formal aspects and factors that are perceived as indicative of academic quality in the presentation of ebooks on the Internet. Within the area of Media and Knowledge of the Post Graduation Program in Engineering and Knowledge Management (EGC / UFSC), this study aims to increase knowledge is to promote a systematic, brand communication of academic quality in ebooks published the Internet. It is also considered the prospect of the area of Branding or Brand Management, seeking knowledge and brand communication as an expression of academic quality.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96322
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
301980.pdf 5.549Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar