Escola, tecnologia e sociabilidade na educação física: intercâmbios pedagógico-culturais no âmbito do plano Ceibal e do Prouca

DSpace Repository

A- A A+

Escola, tecnologia e sociabilidade na educação física: intercâmbios pedagógico-culturais no âmbito do plano Ceibal e do Prouca

Show full item record

Title: Escola, tecnologia e sociabilidade na educação física: intercâmbios pedagógico-culturais no âmbito do plano Ceibal e do Prouca
Author: Piovani, Verônica Gabriela Silva
Abstract: Resumo: O objetivo da investigação foi de analisar as possibilidades pedagógicas da Educação Física (EF) escolar dentro dos Programas um Computador por Aluno. Para isto, se realizou uma intervenção pedagógica, de acordo com alguns dos princípios metodológicos da pesquisa-ação. Foram desenvolvidas três experiências de uso do computador por aluno, na disciplina de EF, as quais foram realizadas com turmas do 5º e 6º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Brusque - Santa Catarina, Brasil e de duas escolas de Ensino Primário da cidade de Montevidéu, Uruguai. Foram trabalhados como estratégia metodológica e conteúdo destas experiências pedagógicas nestas escolas, os #Jogos da Cultura Popular#, no período de Junho à Outubro de 2011. Destaca-se que as ações pedagógicas foram planejadas conjuntamente com os professores de EF das turmas, numa unidade didática, utilizando como suporte metodológico o computador por aluno. Para assim, os alunos produzirem e criarem o conteúdo de suas práticas e pesquisas sobre a temática, e disponibilizarem em Blogs. Após as experiências dos #Jogos da Cultura Popular# em suas turmas, era propiciado o intercâmbio das atividades entre as turmas dos dois países, com a intenção de ampliar o conhecimento da cultura dos alunos, especificamente da cultura corporal; fundamentando-se na Pedagogia Freinet e a Mídia-Educação. Para a produção de dados foram utilizados: relatórios de matriculas das escolas, Projeto Político Pedagógico, questionário aos alunos para conhecimento de características pessoais, sociais, comportamentais e familiares, diário de campo, postagens e comentários dos Blogs, entrevista participante com professores de EF e grupos de alunos e entrevista não-estruturada com alguns dos grupos de alunos. Para a análise dos dados foram utilizados: a estatística descritiva (para informações do questionário), com ajuda do programa SPSS 15.0; e a análise de conteúdo (para informações das questões abertas do questionário, do diário de campo, postagens e comentários dos Blogs e das entrevistas aos professores e alunos), com a colaboração do programa NVivo9 para a organização das unidades temáticas de análise. Os resultados do estudo evidenciaram que existe a necessidade das políticas públicas, vinculadas à inclusão das tecnologias na educação, considerarem e atenderem as dificuldades técnicas relacionadas aos laptops, bem como, atenderem de forma especial a formação inicial e continuada dos professores de EF, orientada nas práticas pedagógicas e metodológicas, para o uso das tecnologias nas suas propostas de ensino. Também se constatou que existe a necessidade de mudanças nas práticas curriculares da escola, por parte das equipes pedagógicas que trabalham diretamente com os alunos. A investigação demonstrou a relevância da utilização das técnicas e princípios da pedagogia Freinet, relacionadas e acrescentadas pela mídia-educação e media literacy, para os professores de EF utilizarem as tecnologias nas suas propostas de ensino. Todas as questões levantadas sobre as possibilidades pedagógicas abertas para EF escolar a partir dos programas um computador por aluno levam a pensar a necessidade de a inclusão digital ser refletida criticamente, desde as práticas, pelas escolas uruguaias e brasileiras, ou seja, por seus professores, alunos e pais.The aim of investigation was analysis the pedagogic possibilities of the scholar Physical Education (PE) involved in the One Laptop per Child Programs. For that, was done a pedagogical intervention, according with some of the principles of the action research. Were developed third experiences with the use of the computer per child, in the Physical Education lessons, which were done with groups of 5th. and 6th. year of one municipal school of Elementary Education of Brusque city # Santa Catarina, Brazil and two Elementary State Schools of Montevideo city, Uruguay. Were used as methodological strategy and educational contain of the pedagogical experiences in that schools, the #Popular Culture Games#, in the period among June and October the 2011. It is highlighted the pedagogical actions were planned with the PE teachers of the groups, in a didactic unity, using as methodological support the computer per child. For students produce and create their practices and researches contains about the theme and public in the Blogs. After the experiences of the #Popular Culture Games# in their groups, was promoted the exchange of activities between the groups of both countries, with the intention of increasing the knowledge of children#s culture, specially the corporal movement culture, based in Freinet Pedagogic and Media Education. For collecting and producing dates were used: reports of the quantity of students at school, Political Pedagogic Project, student questionnaire for knowing personal, social and family characteristics, day-book of research, posts and commentaries of Blogs, participant interview with the PE teachers and student groups and no-structure interview with some of the students groups. For analyzing the information were used: descriptive statistic (for questionnaire information), with the help of SPSS 15.0 program; and content analysis (for information of the open questions of the questionnaire, day-book research, posts and commentaries of Blogs and of interviews with teachers and students), with collaboration of NVivo9 program, for organizing the categories of analysis. The results of the study showed the necessity of public politics, related to the inclusion of technologies at education, which consider and attend the technical difficulties related to laptops, as well as, give special attention to the initial and continue formation of PE teachers, oriented in pedagogical and methodological practices, for using the technologies in their educational proposals. On the other hand, was demonstrated that it is necessary pedagogical teams who act directly at school, make changes at the curricular practices of it. The investigation evidenced the relevance of using the techniques and principles of Freinet Pedagogy, related and improved for the media education and media literacy, for PE teachers using technologies in their education proposals. All the aspects raised about the pedagogical possibilities opened for the scholar PE form one laptop per child programs, makes think about the need of digital inclusion being critically reflected from de practice by the Uruguayan and Brazilian schools, in other words, by their teachers, students and parents.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96170
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
302126.pdf 1.216Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar