Competências do auditor: um estudo empírico sobre a percepção dos auditados das empresas registradas na CVM

DSpace Repository

A- A A+

Competências do auditor: um estudo empírico sobre a percepção dos auditados das empresas registradas na CVM

Show full item record

Title: Competências do auditor: um estudo empírico sobre a percepção dos auditados das empresas registradas na CVM
Author: Camargo, Rita de Cássia Correa Pepinelli
Abstract: Este estudo objetivou verificar a percepção dos auditados em relação às competências dos auditores independentes listadas na literatura. Para atingir o objetivo geral, primeiramente foi elaborada uma estrutura baseada nos estudos de Abdolmohammadi e Shanteau (1992), Tan e Libby (1997), Tan (1999), Alberton (2002), Abdolmohammadi, Searfoss e Shanteau (2004), Helliar, Monk e Stevenson (2009), Frecka e Reckers (2010), IFAC (2010a) e Mcknight e Wright (2011), com quarenta competências do auditor agrupadas em: habilidades intelectuais; habilidades pessoais; habilidades interpessoais e de comunicação; e, habilidades organizacionais e de gestão de negócios. O segundo passo foi investigar junto aos auditados a sua percepção em relação às competências dos auditores independentes. Para isso, foi construído um questionário baseado nas competências constantes na estrutura elaborada e enviado aos colaboradores das empresas de capital aberto registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Desta forma, a amostra selecionada no estudo, composta por 88 indivíduos, pode ser considerada não probabilística e do tipo intencional. Os resultados encontrados permitiram identificar que a percepção dos auditados em relação às competências do auditor, considerando a média, ficou acima de 3 (escala 1-5), variando entre 3,03 para "pensamento lateral" e 3,98 para "lealdade" e "comportamento ético". Além disto, a percepção dos auditados que tiveram contato com auditores de níveis mais altos (Sócio e Gerente) foi maior e estatisticamente significativa, considerando a média, que a percepção daqueles que tiveram contato com auditores de níveis mais baixos (Trainee/Assistente, Pleno/Semi-Sênior e Sênior/Supervisor). Da mesma forma, foram encontradas diferenças de percepção para a maioria das competências investigadas entre os auditados que tiveram contato com auditores de níveis mais distantes da carreira (por exemplo, entre Trainee/Assistente e Gerente ou Pleno/Semi-Sênior e Sócio). De forma contrária, entre auditados que tiveram contato com auditores de níveis imediatos (por exemplo, Trainee/Assistente e Pleno/Semi-Sênior ou Sócio e Gerente) a percepção foi similar para a maioria das competências investigadas. Finalmente, para a maioria das competências investigadas não foram encontradas diferenças significativas de percepção entre auditados que tiveram contato com auditores Big Four e aqueles que tiveram contato com auditores não-Big Four.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96165
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
303916.pdf 2.112Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar