Competências do auditor: um estudo empírico sobre a percepção dos auditados das empresas registradas na CVM

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Competências do auditor: um estudo empírico sobre a percepção dos auditados das empresas registradas na CVM

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Título: Competências do auditor: um estudo empírico sobre a percepção dos auditados das empresas registradas na CVM
Autor: Camargo, Rita de Cássia Correa Pepinelli
Resumo: Este estudo objetivou verificar a percepção dos auditados em relação às competências dos auditores independentes listadas na literatura. Para atingir o objetivo geral, primeiramente foi elaborada uma estrutura baseada nos estudos de Abdolmohammadi e Shanteau (1992), Tan e Libby (1997), Tan (1999), Alberton (2002), Abdolmohammadi, Searfoss e Shanteau (2004), Helliar, Monk e Stevenson (2009), Frecka e Reckers (2010), IFAC (2010a) e Mcknight e Wright (2011), com quarenta competências do auditor agrupadas em: habilidades intelectuais; habilidades pessoais; habilidades interpessoais e de comunicação; e, habilidades organizacionais e de gestão de negócios. O segundo passo foi investigar junto aos auditados a sua percepção em relação às competências dos auditores independentes. Para isso, foi construído um questionário baseado nas competências constantes na estrutura elaborada e enviado aos colaboradores das empresas de capital aberto registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Desta forma, a amostra selecionada no estudo, composta por 88 indivíduos, pode ser considerada não probabilística e do tipo intencional. Os resultados encontrados permitiram identificar que a percepção dos auditados em relação às competências do auditor, considerando a média, ficou acima de 3 (escala 1-5), variando entre 3,03 para "pensamento lateral" e 3,98 para "lealdade" e "comportamento ético". Além disto, a percepção dos auditados que tiveram contato com auditores de níveis mais altos (Sócio e Gerente) foi maior e estatisticamente significativa, considerando a média, que a percepção daqueles que tiveram contato com auditores de níveis mais baixos (Trainee/Assistente, Pleno/Semi-Sênior e Sênior/Supervisor). Da mesma forma, foram encontradas diferenças de percepção para a maioria das competências investigadas entre os auditados que tiveram contato com auditores de níveis mais distantes da carreira (por exemplo, entre Trainee/Assistente e Gerente ou Pleno/Semi-Sênior e Sócio). De forma contrária, entre auditados que tiveram contato com auditores de níveis imediatos (por exemplo, Trainee/Assistente e Pleno/Semi-Sênior ou Sócio e Gerente) a percepção foi similar para a maioria das competências investigadas. Finalmente, para a maioria das competências investigadas não foram encontradas diferenças significativas de percepção entre auditados que tiveram contato com auditores Big Four e aqueles que tiveram contato com auditores não-Big Four.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96165
Data: 2012


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