Competências gerenciais requeridas aos gestores intermediários da Universidade Federal da Fronteira Sul

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Title: Competências gerenciais requeridas aos gestores intermediários da Universidade Federal da Fronteira Sul
Author: Tosta, Humberto Tonani
Abstract: Este trabalho teve como objetivo-geral "analisar quais são as competências gerenciais requeridas para os gestores intermediários da Universidade Federal da Fronteira Sul". Esta pesquisa quanto sua abordagem foi qualitativa para a realização da análise do discurso das entrevistas, as quais permitiram que o instrumento de coleta aplicado aos gestores intermediários da UFFS fosse construído. Em um segundo momento, fez-se uso de técnicas de estatística descritiva para realizar a análise dos dados obtidos pelos questionários aplicados com os gestores intermediários, onde foi utilizada a Escala Likert. Quanto aos fins, o presente estudo pode ser classificado como exploratório, descritivo e aplicado. Quanto aos meios de investigação, a mesma pode ser classificada como bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso. Enquanto técnicas de coleta de dados foram utilizadas: a pesquisa documental, a entrevista semi-estruturada (para coletar os dados junto à alta direção da Universidade e aos especialistas com o objetivo de identificar as competências tanto da organização estudada como dos gestores intermediários e o papel desempenhado por estes na administração da UFFS) e a aplicação de questionários do tipo misto, onde foi apresentado o rol de competência que foi identificado a partir das respostas dos dirigentes máximos e especialistas, e solicitado a atribuição do grau em que as competências apresentadas são requeridas. A análise de dados foi realizada por meio do estabelecimento de relações da análise de conteúdo das informações obtidas nas entrevistas e análise documental dos materiais coletados, correlacionando estes com a teoria. Como resultado, as competências necessárias aos gestores intermediários da UFFS foram identificadas e classificadas por categoria, com seus respectivos indicadores. A categoria interpessoal apresentou três competências (emocional, liderança e relacionamento) e vinte indicadores, a categoria informacional, duas competências (legal e comunicação) e dez indicadores, e a categoria decisória, cinco competências (administrativa, negociação, geopolítica, global e empreendedorismo) e vinte e quatro indicadores. Após a verificação do grau em que a competência foi requerida e calculado a média percebe-se que para todas as competências apresentadas os entrevistados atribuíram uma necessidade forte ou muito forte de existência. Afirmação esta ratificada ao se verificar que o grau mais citado para os indicadores (moda) dentro de cada competência, foi o de número 5 para nove de dez existentes. Apenas a competência geopolítica apresentou o grau 4, necessidade forte de existência. Portanto, as competências resultantes da identificação realizada por meio das entrevistas com dirigentes máximos e especialistas, foram validadas como necessárias pelos gestores intermediários, apresentando o grau forte ou muito forte. Desta forma, todas fazem parte da matriz de competências, com seus respectivos indicadores, que servem de parâmetro para a verificação da existência das mesmas. Por fim, foram apresentadas as diretrizes para um programa de desenvolvimento gerencial, considerando quatro fases: avaliação das necessidades, projeto, implementação e avaliação. Foram sugeridos quinze cursos divididos em três módulos: interpessoal, informacional e decisório. Além destes, foram sugeridas também ações para o desenvolvimento não somente da dimensão conhecimentos, mas também de habilidades e atitudes, são elas: simulação de situações reais, reuniões semestrais de planejamento (já implementada pela instituição), visitas a outras universidades federais e implantação de um fórum de discussão composto por todos os gestores intermediários da UFFS. Sugere-se também que o programa seja presencial, e orientado tanto para o conteúdo quanto para o processo. A avaliação deste programa deve ser feita com base em quatro critérios: reação, aprendizado, comportamento e resultados.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96019
Date: 2011


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