Abstract:
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As IES (Instituições de Ensino Superior) privadas, assim como as comunitárias no Brasil passam por diversas crises, dentre as quais: identidade, qual o perfil adotar, qual modelo de gestão ideal, qual a relação entre seu pessoal em comparação as IES públicas e qual a melhor forma de gerenciar sua estrutura administrativa e acadêmica diante da crescente expansão do ensino superior no Brasil. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral gerar subsídios para elaboração de um plano diretor e uma gestão estratégica para o campus da UNIVILLE. A área de estudos é o campus I da Universidade da região de Joinville, a UNIVILLE, uma universidade comunitária sem fins lucrativos. A pesquisa em questão deve dar suporte para profissionais envolvidos e subsidiar dados para a elaboração dos planos diretores para universidades de perfil similar e promover uma visão micro e macro ambiental do ensino superior, suas tendências e necessidades. Caracteriza-se pelo estudo predominantemente qualitativo, baseando-se na análise do campus universitário. O procedimento metodológico utilizado para a coleta de dados inclui fontes primárias e secundárias. As fontes primárias deste trabalho foram obtidas através da observação da estrutura do campus da UNIVILLE e de sua gestão, buscando analisar de forma crítica as principais necessidades de melhorias. Também foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas realizadas com diversas pessoas ligadas a gestão e comunidade acadêmica em geral. As fontes secundárias basearam-se na análise de documentos, publicações, teses de mestrado e relatórios, onde muitos não possuem tratamento analítico. A análise dos dados possibilitou conhecer melhor o processo de planejamento da UNIVILLE, tornando possível avaliar sua evolução em relação ao campus universitário, suas principais dificuldades de planejamento e as principais necessidades onde a universidade está inserida. |