Intervenção para melhorias em serviços de construção: um estudo de caso baseado em princípios da construção enxuta

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Intervenção para melhorias em serviços de construção: um estudo de caso baseado em princípios da construção enxuta

Mostrar registro completo

Título: Intervenção para melhorias em serviços de construção: um estudo de caso baseado em princípios da construção enxuta
Autor: Ely, Daniela Matschulat
Resumo: As falhas nos serviços da construção civil causam diversos problemas, entre eles o desperdício de tempo. Neste estudo realiza-se a identificação de ferramentas que podem ser usadas para o cumprimento dos preceitos da teoria da lean construction. A partir do estudo da execução dos serviços de cerâmica de parede interna, piso com revestimento cerâmico, reboco de parede interna e contrapiso, em uma construtora que atua na grande Florianópolis-SC, identificam-se os problemas enfrentados pela mão de obra com a finalidade de avaliar a aplicação dos princípios da lean construction para a reduzir o desperdício de tempo. Com os problemas identificados foi sugerida uma intervenção a ser realizada em cada serviço. Na maioria das vezes o desperdício de tempo ocorria devido as atividades improdutivas. Logo, o principal foco para a redução do desperdício foi a eliminação dessas atividades. No serviço contrapiso, a intervenção foi realizada e acompanhada, comprovando a obtenção de melhorias.Flaws in the construction process cause several problems, one of which is waste of time. In this study tools that may be used to the accomplishment of the requirements of lean construction theory are identified. Through the study of tiling (internal walls and floor), floor filling an internal wall plaster in a construction site in Florianópolis- SC, problems related to labour are identified, in order to evaluate the application on lean construction principles to reduce waste of time. With the main problems identified in the study was suggest a intervention in each service. Most time the waste of time occurred due to unproductive activities. Therefore, the main focus for waste reduction was the elimination of these activities. In the counter service operations were performed and monitored, demonstrating tangible improvements.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95449
Data: 2012-10-26


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PECV0781-D.pdf 8.039Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar