A Relação dos líderes de empresas do setor de serviços acerca das dimensões da cultura organizacional e a sustentabilidade: um estudo de caso

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A Relação dos líderes de empresas do setor de serviços acerca das dimensões da cultura organizacional e a sustentabilidade: um estudo de caso

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Title: A Relação dos líderes de empresas do setor de serviços acerca das dimensões da cultura organizacional e a sustentabilidade: um estudo de caso
Author: Furtado, Carol Noemia
Abstract: Esta pesquisa apresenta o diagnóstico da Cultura Organizacional de duas empresas prestadoras de serviços, localizadas na região da Grande Florianópolis. Para a realização deste diagnóstico, é utilizado o método de Schein (1985) para decifrar a Cultura Organizacional a partir do entendimento e das influências da visão de mundo, valores e crenças dos fundadores e das principais lideranças das organizações pesquisadas. Para isso, são revisados e discutidos aspectos básicos envolvidos tanto na Cultura Organizacional quanto na Relação Sustentável da Organização com seu ambiente. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva. De natureza qualitativa, um estudo de caso buscando abordar a essência de uma cultura, ou seja, seu padrão de suposições básicas. Os dados foram coletados por meio do instrumento proposto por Schein (1985). A partir do diagnóstico da Cultura Organizacional, é analisado, por meio da primeira dimensão de análise proposta por Schein (1985), o possível impacto na sustentabilidade das organizações pesquisadas. Para o processamento e a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, um procedimento típico de estudos qualitativos. Como resultado dessa abordagem, evidencia-se que a relação das organizações com seu ramo de atuação é de dominação, que a relação das organizações com seu ambiente é de busca pela sustentabilidade e que seu ponto de partida é, notadamente, no âmbito social, por meio da educação de seus colaboradores nesse sentido. Evidencia-se um misto de cooperação e competição que parece ser fomentado nas organizações analisadas, pois a verdade subjacente é que a busca pela qualidade gera consequentemente uma competitividade "saudável" dentro das organizações.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95304
Date: 2011


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