Abstract:
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Esta pesquisa aborda a relação entre mídias e educação a partir das representações e usos das tecnologias na escola. O objetivo geral foi verificar em que medida a representação que os professores têm das mídias como recurso de motivação e interesse pode se transformar em propostas de usos diferenciados das TIC em sala de aula. Em linhas gerais a investigação procurou compreender os usos das mídias pelos professores e buscar aproximações com a Mídia-educação, no sentido de construir uma base teórica e empírica, visando a transformação e qualificação das práticas pedagógicas, a partir dos elementos reunidos ao longo do trabalho. Para isso, buscou identificar as representações e como as mídias são utilizadas nos âmbitos pessoal e escolar dos professores do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, em São José, SC. Analisou também os espaços, os limites e as possibilidades quanto à integração da TIC nas práticas pedagógicas, os tipos de uso das mídias, os aspectos que contribuem para tal uso e buscou apontar alguns caminhos para a superação das dificuldades encontradas quanto à sua integração. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se situa no campo da Mídia-educação e a metodologia utilizada foi um Estudo de Caso, com instrumentos da pesquisa etnográfica como questionários, observações, entrevistas e grupo focal. Utilizou como referencial teórico os estudos de Rivoltella, Fantin e Belloni, para alicerçar a discussão sobre Mídia-educação, Sancho, Moran, Masetto e Pretto para refletir a respeito da integração das tecnologias na educação, Moscovici sobre representações e Massey sobre o espaço. Além disso foi utilizada a perspectiva das práticas reflexivas de Schön.Como resultado, a pesquisa constata que as representações e os usos das mídias e TIC como ferramentas para aumentar a motivação dos estudantes é resultante, entre outros fatores, da falta de conhecimento do professor sobre outras possibilidades, o que pode ser minimizado com formação adequada. O uso instrumental (como recurso didático) não é suficiente, pois a educação pode continuar a mesma, apesar de usar novos recursos tecnológicos. Esse fato evidencia a importância de entender as mídias como fonte de conhecimento, objeto de estudo e forma de expressão para qualificar a educação, a partir de uma perspectiva crítica, criativa e responsável. Por fim, a pesquisa aponta algumas pistas para uma reorganização escolar, no sentido de ampliar e qualificar as práticas pedagógicas na perspectiva da Mídia-educação. |