Abstract:
|
A literatura permite concluir que o Enfoque CTS tem como objetivo educacional a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica. Porém, muitas de suas propostas, na sala de aula ou na confecção de materiais didáticos, têm concentrado a abordagem de eventos ou temas de forma a privilegiar apenas o desenvolvimento de conceitos científicos ou o estabelecimento de debates político-filosóficos ligados a Ciência e a Sociedade. Um grande número de trabalhos considera a Tecnologia como objeto de ensino de forma a potencializar sua redução ao status de ciência aplicada, além de comprometer parte dos objetivos e intencionalidades educacionais da sigla como, por exemplo, a integração de saberes do campo da Ciência e da Tecnologia e suas influencias no campo Social. Mediante esses problemas, a presente pesquisa pretende apontar parâmetros que devam ser abordados em eventos ou temas utilizados no Enfoque CTS de forma a garantir a integração de conhecimentos científicos e tecnológicos e suas implicações sociais, bem como considerar uma concepção de Tecnologia longe de caracterizá-la como simples aplicação do conhecimento científico. Para eleger estes parâmetros são articulados os pressupostos teóricos da sigla com categorias de Alfabetização Científica e de Alfabetização Tecnológica. Na última parte da pesquisa, além de apresentar os parâmetros que devem ser identificados no evento ou tema de forma a satisfazer a abordagem em CTS, são realizados dois ensaios teóricos que buscam a validação dos parâmetros e, ao mesmo tempo, servir como exemplar na explicitação dos conhecimentos científicos e tecnológicos nos eventos ou temas em questão. |