A Paisagem de Itapema: estudo da geodiversidade para a educação ambiental e o geoturismo

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A Paisagem de Itapema: estudo da geodiversidade para a educação ambiental e o geoturismo

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Title: A Paisagem de Itapema: estudo da geodiversidade para a educação ambiental e o geoturismo
Author: Covello, Cristina
Abstract: A geodiversidade traz à tona a urgência em valorizar e, principalmente, sensibilizar a população em relação à importância do patrimônio geológico, através de meios interpretativos que possibilitem o entendimento da formação da paisagem, ou seja, fazer com que o ser humano compreenda sobre os processos evolutivos das estruturas da Terra, pois, somente assim, virá a colaborar com a sua preservação. Esta dissertação teve como objetivo reconhecer a geodiversidade de Itapema, a partir do estudo da paisagem, visando à implantação das práticas de educação ambiental e geoturismo na futura unidade de conservação do município. Primeiramente, foi necessário construir o referencial teórico dos principais conceitos a serem utilizados como paisagem, geodiversidade e geoturismo, essencial para direcionar a definição das bases metodológicas. Isto devido à percepção da necessidade de propor uma metodologia para ser aplicada em nível municipal ou mesmo de uma unidade de conservação, com vista à identificação, caracterização e avaliação de locais (geossítios) que possam ser utilizados, didaticamente, para explicar um elemento ou processo geológico/geomorfológico, característico da área de estudo. Logo, efetuou-se o levantamento bibliográfico e cartográfico sobre o município de Itapema e saídas de campo, iniciando o reconhecimento da geodiversidade de Itapema, etapa denominada de inventariação. Daí, resultou o mapeamento geológico, geomorfológico, pedológico, uso e cobertura do solo de Itapema em escala 1:25.000, possibilitando a identificação de sete geossítios potenciais, os quais abrangem os principais ambientes do embasamento rochoso e planície costeira. Posteriormente, para realizar a caracterização dos geossítios, foi adaptado o formulário proposto por Pereira, Ínsua Pereira e Alves (2007) que permite uma caracterização geral do geossítio; verifica, também, a potencialidade da área em relação ao seu uso. Para efetuar a avaliação dos geossítios, etapa designada como quantificação, que permite selecioná-los através de parâmetros mais objetivos, foi preciso analisar diferentes metodologias avaliativas, como Pereira (2006), Bruschi e Cendrero (2005), Cumbe (2007), ProGeo (2002), Junta Andalucía (2002) dentre outras, as quais foram adaptadas à aplicabilidade no município de Itapema, resultando em três formulários avaliativos. Deste modo, os sete geossítios selecionados foram avaliados a partir de três indicadores, qualidade intrínseca, potencial de uso e grau de conservação, que resultou na classificação dos geossítios em relação ao seu valor final, facilitando a realização de uma comparação entre as classificações obtidas em cada indicador, o que gerou um panorama completo da situação de cada geossítio. Em decorrência de todas as etapas de pesquisa, propôs-se um roteiro de visitação "Roteiro turístico-educativo: Descobrindo a paisagem de Itapema", o qual segue a ordem da formação geológica dos ambientes e, assim, permite melhor compreensão da formação geológica e geomorfológica deste município pela população em geral. Além disso, para cada geossítio foram elaborados textos explicativos sobre sua geodiversidade, a fim de futura confecção de placas, folders e cartilhas, ou seja, meios que facilitem a interpretação da paisagem.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95269
Date: 2012-10-25


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