O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização

DSpace Repository

A- A A+

O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização

Show full item record

Title: O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização
Author: Fernandes, Carolina dos Santos
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar as possíveis compreensões da contextualização no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de modo a sinalizar subsídios para práticas docentes, reflexões pedagógicas e curriculares no ensino. Apresenta-se como a noção de contextualização se caracteriza na literatura de ensino de ciências, em documentos destinados à reforma da educação básica e em documentos do Enem, analisando, sobretudo, características do exame e sua inserção nas políticas públicas de avaliação. Para tanto, realizaram-se (5) entrevistas semi-estruturadas com elaboradores dos textos teóricos e metodológicos do Enem ligados à área das Ciências da Natureza e Matemática acerca do tema. Caracteriza-se também como é explicitada a noção de contextualização nas questões vinculadas ao conhecimento químico de cinco edições do Enem (2005 a 2009). A análise das entrevistas com elaboradores e das questões das provas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir dessa análise aponta-se a necessidade de transcender visões que reduzem o contexto a um pretexto de abordagens puramente conceituais e ideias que limitam o contexto apenas a aspectos da localidade dos estudantes. Emergem também possibilidades de abordagem contextualizada ligadas à exploração de características do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), à contextualização em uma perspectiva histórica e à abordagem de multiplicidades de contextos. De outro lado, sinalizam-se propostas teóricas e metodológicas que buscam favorecer a abordagem contextualizada na formação inicial de professores e no ensino de Química, especialmente à luz da obra Extensão ou comunicação? de Paulo Freire.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083
Date: 2012-10-25


Files in this item

Files Size Format View
292658.pdf 2.150Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar