Title: | Avaliação da cultura organizacional na gestão de empresas: indústria da construção civil |
Author: | Guzi, Diane |
Abstract: |
O termo cultura organizacional tem sido relacionado nas últimas décadas com processos de gestão empresarial, pois remete ao modo como os membros de uma organização compartilham valores orientadores de sua forma de pensar, agir e se comportar no contexto em que atuam. Decisões estratégicas, como a internacionalização de mercados, podem ser diretamente influenciadas pelo modo como a organização age. O estudo teve por objetivo avaliar a cultura organizacional na gestão de empresas construtoras por meio de diagnóstico de cultura organizacional. A avaliação permitiu identificar aspectos atuais das organizações como a estrutura dos processos internos, ambiente organizacional, perfil da liderança, estratégias, gestão de recursos humanos, dentre outros, além de orientar os gestores para processos de mudança organizacional desejáveis. O objeto de estudo foi composto por sete empresas construtoras de médio porte, atuantes na construção de edifícios residenciais no município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O método proposto contempla uma abordagem qualitativa e quantitativa, com base em entrevistas semiestruturadas e questionários, como o Instrumento de Avaliação de Cultura Organizacional (OCAI) e o Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO). Os resultados da amostra identificaram o domínio do perfil de cultura hierárquica e familiar, com ênfase na dimensão de foco interno e integração como forma de atingir a eficiência, garantir a qualidade dos produtos e obter prestígio organizacional perante a sociedade. Domínio significativamente forte da cultura hierárquica sobre as características de liderança organizacional, assim como o predomínio da cultura familiar em relação ao ambiente de trabalho. Evidenciou-se a ausência de valores relacionados a comportamentos, como dinamismo, inovação, e uso de tecnologias nos processos, estímulo a metas rigorosas, e competitividade acirrada. A pesquisa evidenciou a existência de lacunas nos processos gerenciais relacionados ao pouco uso de ferramentas de controle gerencial, formulação de estratégias, comunicação e compartilhamento dos objetivos e metas com a equipe. The term organizational culture has been related in recent decades with business process management, since it refers to how members of an organization share values guiding their way of thinking, acting and behaving front of the context. Strategic decisions such as the internationalization of markets may be directly influenced by how the organization acts. The study aimed to evaluate the contributions to the management of construction companies by diagnosis of organizational culture, which allows us to evaluate the current situation before things like the organization of internal processes and organizational environment, leadership profile, strategies, resource management humans, among other things, besides guiding organizational change processes. The object of study consisted of seven medium-sized construction companies, working in the construction of residential buildings in Florianopolis, Santa Catarina, Brazil. The proposed method includes a qualitative and quantitative approach based on structured interviews and questionnaires, with Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) and Inventory Profiles of Organizational Values (IPVO). The sample results identified the domain of the profile of hierarchical culture and familiar, with emphasis on internal focus and integration as a way of achieving efficiency, ensure product quality and achieve organizational prestige in society. Significantly strong domain of hierarchical culture on the characteristics of organizational leadership, and predominance of family culture in relation of the environment. It was evident, as characteristic of the sector, lack of values related to behaviors such as dynamism, innovation, technology use in the process, encouragement of rigorous goals and fierce competitiveness. This research found the existence of gaps in the processes of companies management by the lack of support tools for run control, strategies formulation, communication and sharing of goals and objectives with the team. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2011 |
URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94976 |
Date: | 2012-10-25 |
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298272.pdf | 2.154Mb |