Formação continuada para diversidade étnico-racial: desafios pedagógicos no campo das ações afirmativas na rede municipal de ensino de Florianópolis

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Formação continuada para diversidade étnico-racial: desafios pedagógicos no campo das ações afirmativas na rede municipal de ensino de Florianópolis

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Title: Formação continuada para diversidade étnico-racial: desafios pedagógicos no campo das ações afirmativas na rede municipal de ensino de Florianópolis
Author: Dias, Karina de Araújo
Abstract: O presente estudo é o resultado de uma pesquisa sobre os cursos de formação continuada na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) promovidos pela rede municipal de ensino de Florianópolis no período de 1994-2010. Toma como problemática a análise das implicações e do desdobramento das orientações curriculares e prescrições legais na constituição da formação continuada dos profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino do município de Florianópolis. Objetiva compreender as finalidades e os elementos teórico-metodológicos que constituem a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Ensino do município de Florianópolis na perspectiva da ERER. Busca-se compreender a formação continuada com inserção da temática étnico-racial e a apreensão dos docentes sobre essa política de ação afirmativa. Priorizou-se a abordagem qualitativa com enfoque interpretativo sendo realizada uma análise documental dos textos e leis que normatizam a matriz curricular para a ERER, bem como os seguintes recursos: observação participante nos cursos de formação, na perspectiva da ERER, realizados ao longo do ano letivo de 2010; entrevistas com sujeitos envolvidos nos momentos formativos e análise de conteúdo dos registros provenientes dos momentos de planejamento, desenvolvimento e conclusão das ações formativas. Para a compreensão da política de formação continuada destacamos as contribuições de Freitas (1999, 2002), Gatti (2008), Mate (2004), Saviani (1983, 2011). Para o entendimento sobre currículo o estudo das obras de Arroyo (2007, 2008) Sacristán (1995, 2000) e Gómez (1998). Para o aprofundamento teórico acerca da educação e formação de educadores na perspectiva antirracista destacamos Gomes (2002, 2005, 2007, 2008); Gonçalves e Silva (2006); Candau (1997, 2000) e Munanga (2000, 2003). A pesquisa mostrou que as formações não conseguiram atingir um número considerável de profissionais, que existem descontinuidades quanto à oferta de formação com fluxos formativos irregularmente distribuídos, que a formação inicial dos docentes não contempla o debate racial e que existe um discurso pedagógico que referenda o mito da democracia racial construindo-se o principal entrave à efetivação de políticas de formação na perspectiva da ERER. Desse modo, reafirma-se a importância e a ampliação sistemática da oferta da formação continuada presencial com esse recorte.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94837
Date: 2011


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