Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna

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Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna

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Título: Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna
Autor: Arruda, Joseane Pinto de
Resumo: Esta tese trata da constituição de uma cultura de ensino de matemática moderna na escola primária. Voltou-se às décadas de 1960 e 1970, momento de reformulação do ensino da matemática no Brasil, para compreender as propostas do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito nacional e internacional. A partir daí, passa-se a analisar como e de que modo um ensino de matemática moderna foi acolhido, apropriado e praticado na implantação das quatro séries primárias do 1º Grau do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1980, estabelecendo-se uma cultura de ensino. Dos elementos teóricos em torno do que quer dizer cultura, articula-se um fazer história historicamente como uma prática que toma referenciais da história e da história da educação, bem como fontes documentais (escritas) e orais (memórias). Da discussão e análise dessas fontes, conclui-se que, ao selecionar uma cultura de ensino de matemática moderna em dispositivos externos, a escola fabricava marcas, regras e costumes para este ensino. Era, portanto, uma cultura de ensino de matemática moderna recriada pelas professoras, a partir de uma rede ampla de relações estabelecidas e redimensionadas por práticas e normas construídas na escola. Isso também leva a compreender, em outra perspectiva, que a escola analisada atuou como um espaço de reinvenção permanente do ensino e do saber matemático. Por fim, cabe dizer que a tese é narrada sob o ponto de vista de um contador de histórias, apontando para a possibilidade de pensar, no presente, o saber matemático para a escola primária (anos iniciais) como uma prática histórica e culturalmente produzidaThis thesis tackles the creation of a modern mathematics teaching culture in elementary school. It goes back to the 1960s and 1970s, period of reform of the mathematics teaching in Brazil, aiming to understand the proposals of the Modern Mathematics Movement (MMM) at the national and international levels. From this point on, it#s analysed how and why a certain teaching of modern mathematics has been upheld, appropriated and applied in the implementation of the four primary series of Grade 1 at the Experimental College of the Federal University of Santa Catarina in 1980, establishing a culture of teaching. From the theoretical elements concerning what is meant by culture, a historically made history is structured, as a practical reference that takes as sources History and History of Education, as well as written documents and oral information (memories). From the discussion and analysis of these sources, it is concluded that by selecting a culture of modern mathematics teaching in external devices, the school made up marks, rules and customs for this teaching. Therefore, this was a culture of modern mathematical teaching which was re-created by teachers from a broad network of established and reassessed relationships that were an outcome of practices and standards built in the school. This also leads to understanding, in another perspective, that the analysed school performed as an arena of permanent reinvention of education and mathematical knowledge. Finally, it#s ought to be said that this thesis is narrated from the point of view of a storyteller, pointing to the possibility of seeing in the present the mathematical knowledge for elementary school (early years) as a historically and culturally produced practice
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94797
Data: 2011


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