Abstract:
|
A dinâmica logística supermercadista e a necessidade de avaliarem-se os requisitos dos clientes que estão sendo atendidos com satisfatório nível de serviço e eficiência para as empresas tornam oportuna a realização de um estudo que vise a caracterizar e identificar indicadores chave de desempenho (KPIs) logísticos de empresas supermercadistas. Com base em um estudo multicaso de pesquisa exploratória, realizado em supermercados de grande porte e consultores especialistas em varejo alimentar, foi possível identificar quais os KPIs logísticos para esta amostra, analisar esses indicadores e compreender os níveis de utilização dessas empresas. Para tanto, elaborou-se uma lista de verificação com 38 indicadores logísticos, selecionados em uma revisão bibliográfica, e com base em entrevistas e submissões eletrônicas (e-mails), foi solicitado aos entrevistados que classificassem cada indicador da lista conforme o grau de relação deste com a estratégica corporativa. O resultado deste trabalho foi a produção de uma lista final com 18 KPIs, que representam, em geral, a estratégia logística dos estudos de caso da pesquisa. Além disso, identificou-se o nível de utilização de cada indicador e constatou-se que apenas 30% (aproximadamente) dos indicadores classificados como KPIs são, de fato, utilizados pelas empresas analisadas. |