Abstract:
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O tema qualidade na construção e incorporação imobiliária vem sendo continuamente discutido no cenário brasileiro, tornando-se alvo de iniciativas à implementação de programas para melhoria contínua em muitas empresas, cita-se as normas da série ISO 9001 e do PBQP-H. O esforço dessas empresas está focado na busca pela padronização de seus procedimentos de execução e controle, com o objetivo de aumentar a eficiência produtiva ou, simplesmente, obter a certificação da qualidade. Entretanto, a definição de um novo produto na construção passa a englobar um número maior de conhecimentos especializados, implicando no envolvimento de diferentes profissionais para tratar em profundidade as diversas disciplinas envolvidas no projeto. Desta forma, o modelo de gestão adotado, unido à capacidade de integração entre os diferentes projetistas e agentes envolvidos no processo, é fundamental para a qualidade do projeto e de desempenho do empreendimento. Neste contexto, esta dissertação de mestrado vem avaliar a gestão do processo de projeto em duas empresas de construção e incorporação em Florianópolis, pela aplicação de um modelo consagrado na literatura. Aparentemente, os resultados indicam que o modelo da literatura não se aplica diretamente ao universo das empresas estudadas, necessitando sempre de ajustes à vida prática das mesmas. Acredita-se ser fundamental considerar as dificuldades práticas e regionais para a implantação desta nova cultura de organização do processo. Outra contribuição do presente estudo, fruto da análise realizada, são considerações a cerca de melhorias que as empresas poderiam realizar para tornar mais coerentes e efetivos seus processos de coordenação e compatibilização de projetos. |