Title: | A indústria de equipamentos para a prática do surf e da moda surfwear em Santa Catarina |
Author: | Stotz, Humberto Pisani Navarro |
Abstract: |
O presente trabalho tem com objetivo compreender e analisar o desenvolvimento da indústria do surfe em Santa Catarina. Para melhor entendimento de como se desenvolveu a indústria do surf em nosso Estado, o trabalho foi subdividido em três capítulos. No primeiro, são discutidas as etapas do processo de urbanização do litoral catarinense. Posteriormente, no mesmo capítulo, procura-se identificar quais os agentes que contribuíram para a intensa urbanização da área de estudo, de que forma ocorreu esse processo, quais foram suas etapas e qual a participação da indústria do surfe no curso desses acontecimentos. Ainda no mesmo capítulo, analisa-se o principal circuito turístico de nosso Estado, o litorâneo. Já o segundo capítulo trata da origem e do desenvolvimento da indústria do surfe no mundo, no Brasil e, em particular, no litoral de Santa Catarina. No terceiro capítulo, abordam-se os principais fatores que contribuíram para a instalação do surfe e das atividades econômicas ligadas a esse esporte em nosso Estado. Adicionalmente, analisa-se como emergiram as primeiras fábricas de produção de pranchas de surfe no Brasil e em Santa Catarina. Quanto a esse tópico, privilegia-se o surgimento da maior indústria de confecção de roupas de borracha do Brasil, a Mormaii. Ainda no terceiro capítulo, procura-se identificar as origens do capital utilizado na implementação da unidade fabril da Mormaii, no município de Garopaba, em Santa Catarina, além das etapas do desenvolvimento desta mesma indústria em todo o Estado. Além desse estudo de caso da Mormaii, propõe-se uma análise de suas principais concorrentes, a Tropical Brasil e a NAD. O quarto capítulo pretende-se estabelecer quais são as perspectivas do setor para o futuro, quais serão as novidades apresentadas pelas empresas nos próximos anos em termos de produtos e as inovações tecnológicas em processo e produto. O capítulo expõe, portanto, as principais políticas empresariais e as novidades que serão introduzidas pelas empresas para os próximos anos. The present work has the objective to understand and analyze the development of the surf industry in Santa Catarina. To a better understand and comprehension to how the surf industry was developed in our State, the work was divided in three chapters. In the first, are discussed the steps of Santa Catarina coast urbanization process. Later, in the same chapter, we could verify which are the responsible agents for the huge urbanization in the study area, how this process happened, what these process stages are and what the surf industry participation in this process is. In the same chapter is analyzed the main tourists circuits founded in Santa Catarina State, giving emphasis to the shore circuit. The second chapter treats about the surf industry development and genesis, first in the world, after in Brazil and in Santa Catarina later. The third chapter is about the main factors that contribute to the installation of the surf activity in our State. Also is analyzing how the first surfboards factories were born in Brazil and Santa Catarina. About this topic, how were the reasons to the biggest wetsuits Brazilian company appearance, Mormaii Company. At the same chapter, we try to verify the capital origins that were used in the Mormaii factory unit implementation in Garopaba city, Santa Catarina State, besides the development steps from the same industry in all Santa Catarina state. Following the research, in the third chapter, yet, broaches the specific Mormaii study case. In this chapter it#s analyzed the main competitive companies of the leader Mormaii, the Tropical Brasil and NAD surfboards. The fourth pretends to establish what the sector futures perspectives are, what will be the new things showed for the companies to next years, talking about products, technological innovations in process and products. This way, the fifth chapter brings the new companies politics and what news will be introduce by the companies in the next years. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2010 |
URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94579 |
Date: | 2012-10-25 |
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279515.pdf | 1.296Mb |