A Relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos

DSpace Repository

A- A A+

A Relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos

Show full item record

Title: A Relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos
Author: Lazarini, Ademir Quintilio
Abstract: O objetivo central deste estudo é analisar criticamente algumas das teses matriciais de Dermeval Saviani a respeito da relação entre capital e educação escolar. A importância da obra de Saviani no debate educacional brasileiro contemporâneo e a sua receptividade entre os educadores em geral, bem como entre os educadores do campo teórico contrassistêmico justificam a realização deste estudo. O período delimitado para a realização dessa análise situa-se entre o final da década de 1970 aos dias atuais. Essa delimitação temporal se justifica porque foi nesse período que Saviani fundou e desenvolveu as principais teses da Pedagogia Histórico-Crítica. A realização dessa pesquisa de caráter bibliográfico privilegiou a análise dos escritos de Saviani produzidos no período histórico supracitado, especialmente daqueles pertinentes ao objeto central em questão. A referência teórica matricial deste estudo foi o materialismo histórico de Karl Marx e Friedrich Engels, com ênfase especial nas categorias econômicas analisadas e explicadas por Marx n' O Capital. Foram utilizadas, também, as produções de outros teóricos, marxistas e não-marxistas, cujas obras pudessem de alguma maneira contribuir com a investigação realizada neste estudo. Nesse mesmo sentido, foi feito uso de pesquisas quantitativas diversificadas, independentemente do matiz teórico e político que as orientasse, desde que elas apresentassem elementos de análise fidedignos da realidade social à qual se referiam. A abordagem teórica empreendida teve como premissa analisar os textos de Saviani e dos outros autores no conjunto dos seus respectivos escritos e, concomitantemente, relaciona-los às determinantes econômicas do contexto histórico em que estão situados. As principais conclusões obtidas neste estudo de tese é que Saviani se apropria de maneira problemática e/ou equivocada de algumas das principais categorias econômicas analisadas por Marx. Constatou-se, por decorrência, que esse problema teórico de fundo compromete pela raiz suas principais teses educacionais sobre a relação capital e educação escolar e que esse comprometimento tem consequências para suas proposições estratégicas que pretendem fazer da educação formal um instrumento em prol do projeto histórico por ele defendido, ou seja, o socialismo revolucionário com vistas à superação do capitalismo.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94563
Date: 2012-10-25


Files in this item

Files Size Format View
287704.pdf 2.633Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar