O preconceito às avessas na linguagem: um estudo da variação linguística

DSpace Repository

A- A A+

O preconceito às avessas na linguagem: um estudo da variação linguística

Show full item record

Title: O preconceito às avessas na linguagem: um estudo da variação linguística
Author: Lara, Carlos Eduardo de Oliveira
Abstract: Este trabalho analisa algumas teorias da sociolinguística educacional no Brasil. Isto é, procura ver se as teorias sociolinguísticas aplicadas à educação podem ser consideradas como exemplos de políticas de ação afirmativa. Para tanto, foi realizada uma análise comparativa entre a sociolinguística educacional e a sociolinguística variacionista. Também, foram realizados questionários com os profissionais do campo da linguagem e professores de língua portuguesa, buscando ver se eles encaram este novo movimento como uma política afirmativa. Por fim, foram realizados testes de avaliação subjetiva, com alunos do ensino médio e da graduação em Letras e pós-graduação em Linguística, para verificar se existem diferenças avaliativas entre indivíduos que possuem contato com as teorias sociolinguísticas e os que não possuem. Os resultados mostraram que a sociolinguística educacional age como uma política afirmativa, porém com diferenças em relação a outras políticas da mesma natureza. Também, constatou-se que os indivíduos que conhecem as teorias sociolinguísticas avaliam fenômenos em variação da mesma forma que outros indivíduos.This paper analyzes some educational theories of sociolinguistics in Brazil. That is, it seeks to see if the sociolinguistic theories applied to education can be regarded as examples of affirmative action policies. Thus, we performed a comparative analysis between the educational and sociolinguistic sociolinguistic variational. Also, questionnaires were conducted with professionals in the field of language and Portuguese language teachers, trying to see if they view this new movement as a political statement. Finally, subjective evaluation test were applied to high school students and undergraduate and postgraduate Arts in Linguistics, to check whether there are differences between evaluative individuals who have contact with sociolinguistic theories and those without. The results showed that the educational sociolinguistics acts in an affirmative action policy, but with differences in relation to other policies of this nature. Also, it was found that individuals who know the sociolinguistic theories value variation phenomena in the same way as other individuals.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94562
Date: 2012-10-25


Files in this item

Files Size Format View
287192.pdf 1.000Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar