O que buscam os fora-da-estrada?: um estudo sociológico sobre o consumo de carros off-road

DSpace Repository

A- A A+

O que buscam os fora-da-estrada?: um estudo sociológico sobre o consumo de carros off-road

Show full item record

Title: O que buscam os fora-da-estrada?: um estudo sociológico sobre o consumo de carros off-road
Author: Gonçalves, Eduardo Vicente
Abstract: O presente trabalho busca compreender, em termos sociológicos, o que motiva os brasileiros a optarem por carros fora-da-estrada. Esse nicho de mercado vem crescendo consideravelmente nos últimos dez anos, tanto em números de venda, quanto na quantidade de modelos que se enquadram nessa classificação. Buscou-se aqui, a partir de entrevistas com os próprios consumidores desses veículos, identificar as relações sociais que se dão a partir dessas escolhas de consumo. O embasamento teórico se constitui a partir de conceitos e críticas oriundas da Nova Sociologia Econômica, com destaque para a obra de Viviana Zelizer. Paralelamente, as contribuições de Alan Warde, que aproximam a teoria das práticas da Sociologia do Consumo, também foram importantes como referencial da pesquisa. Por fim, foi possível constatar que esses consumidores se importam mais com fatores como conforto, segurança e poder, do que com as potencialidades fora-da-estrada propriamente ditas. Logo, a escolha por esses carros te mais a ver com a forma de se relacionar com os outros indivíduos do que com um uso autêntico fora-da-estrada.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94449
Date: 2012-10-25


Files in this item

Files Size Format View
278469.pdf 76.87Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar