Um Framework baseado em sistemas multiagentes e lógica fuzzy para acompanhamento de alunos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Um Framework baseado em sistemas multiagentes e lógica fuzzy para acompanhamento de alunos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem

Show full item record

Title: Um Framework baseado em sistemas multiagentes e lógica fuzzy para acompanhamento de alunos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem
Author: Mateus, Gustavo Pereira
Abstract: Essa pesquisa tem o objetivo de promover o acompanhamento do aluno por meio da análise do desempenho dele em um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA). Dessa forma é proposto um framework que integra a arquitetura de agentes Belief-Desire-Intention (BDI) com a Lógica Fuzzy (LF). Assim, são considerados quatro agentes: Estudante, Avaliação, Atividade de aprendizagem e Acompanhamento. O agente Estudante é um agente cognitivo, que tem as crenças modeladas pela teoria dos conjuntos fuzzy. Os demais agentes são agentes reativos. Os agentes Avaliação e Atividades de aprendizagem coletam dados do ambiente e trocam informações com o agente Estudante. Esse agente processa os dados e determina o desafio pedagógico adequado ao aluno. Na sequência, o agente Acompanhamento é acionado e realiza a ação pedagógica determinada. Essa arquitetura foi implementada em um AVEA que é utilizado por alunos de graduação da UFSC. Foram utilizadas as linguagens de programação PHP, Perl e C, bem como o banco de dados MySQL. Observou-se, por meio de avaliações com os alunos, que o framework proposto tem uma perspectiva positiva para integração em AVEA. Sendo possível realizar um acompanhamento contínuo do desempenho do aluno e estimulá-lo a uma utilização mais apropriada dos recursos de aprendizagem.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93977
Date: 2012-10-25


Files in this item

Files Size Format View
287601.pdf 1.467Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar