Abstract:
|
Essa pesquisa tem o objetivo de promover o acompanhamento do aluno por meio da análise do desempenho dele em um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA). Dessa forma é proposto um framework que integra a arquitetura de agentes Belief-Desire-Intention (BDI) com a Lógica Fuzzy (LF). Assim, são considerados quatro agentes: Estudante, Avaliação, Atividade de aprendizagem e Acompanhamento. O agente Estudante é um agente cognitivo, que tem as crenças modeladas pela teoria dos conjuntos fuzzy. Os demais agentes são agentes reativos. Os agentes Avaliação e Atividades de aprendizagem coletam dados do ambiente e trocam informações com o agente Estudante. Esse agente processa os dados e determina o desafio pedagógico adequado ao aluno. Na sequência, o agente Acompanhamento é acionado e realiza a ação pedagógica determinada. Essa arquitetura foi implementada em um AVEA que é utilizado por alunos de graduação da UFSC. Foram utilizadas as linguagens de programação PHP, Perl e C, bem como o banco de dados MySQL. Observou-se, por meio de avaliações com os alunos, que o framework proposto tem uma perspectiva positiva para integração em AVEA. Sendo possível realizar um acompanhamento contínuo do desempenho do aluno e estimulá-lo a uma utilização mais apropriada dos recursos de aprendizagem. |