Um Framework baseado em sistemas multiagentes e lógica fuzzy para acompanhamento de alunos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um Framework baseado em sistemas multiagentes e lógica fuzzy para acompanhamento de alunos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem

Mostrar registro completo

Título: Um Framework baseado em sistemas multiagentes e lógica fuzzy para acompanhamento de alunos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem
Autor: Mateus, Gustavo Pereira
Resumo: Essa pesquisa tem o objetivo de promover o acompanhamento do aluno por meio da análise do desempenho dele em um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA). Dessa forma é proposto um framework que integra a arquitetura de agentes Belief-Desire-Intention (BDI) com a Lógica Fuzzy (LF). Assim, são considerados quatro agentes: Estudante, Avaliação, Atividade de aprendizagem e Acompanhamento. O agente Estudante é um agente cognitivo, que tem as crenças modeladas pela teoria dos conjuntos fuzzy. Os demais agentes são agentes reativos. Os agentes Avaliação e Atividades de aprendizagem coletam dados do ambiente e trocam informações com o agente Estudante. Esse agente processa os dados e determina o desafio pedagógico adequado ao aluno. Na sequência, o agente Acompanhamento é acionado e realiza a ação pedagógica determinada. Essa arquitetura foi implementada em um AVEA que é utilizado por alunos de graduação da UFSC. Foram utilizadas as linguagens de programação PHP, Perl e C, bem como o banco de dados MySQL. Observou-se, por meio de avaliações com os alunos, que o framework proposto tem uma perspectiva positiva para integração em AVEA. Sendo possível realizar um acompanhamento contínuo do desempenho do aluno e estimulá-lo a uma utilização mais apropriada dos recursos de aprendizagem.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93977
Data: 2012-10-25


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
287601.pdf 1.467Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar