Um Estudo dos conteúdos temáticos curriculares ministrados na disciplina de controladoria nos cursos de graduação em ciências contábeis do sul do Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Um Estudo dos conteúdos temáticos curriculares ministrados na disciplina de controladoria nos cursos de graduação em ciências contábeis do sul do Brasil

Show full item record

Title: Um Estudo dos conteúdos temáticos curriculares ministrados na disciplina de controladoria nos cursos de graduação em ciências contábeis do sul do Brasil
Author: Souza, Claudio Marcio de
Abstract: Os avanços, transformações e as constantes mudanças que a sociedade atual vem sofrendo motivam as pessoas na busca de novas formas de ensinar e aprender, em que o aluno busca uma postura ativa e mais consciente no processo de aprendizagem, e as instituições de ensino representadas por seus professores precisam reformular suas práticas, técnicas, métodos e competências no cenário educacional. Essa necessidade teve influência na educação, fazendo com que surgisse a oferta de novos cursos de Ciências Contábeis, proporcionado um número cada vez maior de profissionais com nível superior. Com esse cenário, o Ministério da Educação - MEC, assumindo as atribuições que lhe competem, edita resoluções e pareces, regulamentando e disciplinando as práticas relativas ao ensino superior no Brasil. Essa pesquisa deteve-se em identificar e analisar os conteúdos curriculares abordados para aplicação do ensino de Controladoria nas instituições de ensino superior do sul do Brasil e se os mesmos refletem as funções básicas de Controladoria descritas na literatura. Desta forma a fim de atingir os objetivos desta pesquisa, secundariamente foi verificado o atendimento da Resolução MEC/CNE/CES nº. 10/2004, com a inclusão da disciplina de Controladoria do curso de graduação em Ciências Contábeis, analisar comparativamente as ementas com a proposta curricular MEC/CNE/CES nº146/2002 e identificar o referencial bibliográfico recomendado para o ensino da disciplina de Controladoria. Para atingir esse objetivo, apresentaram-se inicialmente elementos teóricos, da literatura pertinente. Iniciou-se com uma busca nas 230 IES do sul do Brasil que continham registros de cursos de graduação em Ciências Contábeis, seguida da verificação nas grades curriculares e nas ementas. A presente pesquisa se caracterizou numa pesquisa de levantamento, descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os estudos revelaram que 197 cursos disponibilizaram informações contendo as grades curriculares e que 148 IES possuem a disciplina de Controladoria, atendendo à Resolução MEC. Na análise comparativa das ementas com os temas do parecer MEC n°146/02, verificou-se nos 92 cursos pesquisados a citação de 137 temas que dizem respeito àqueles contidos no parecer MEC. Na análise comparativa das funções da Controladoria, nas perspectivas, Gestão Operacional, Econômica e Estratégica, verificou-se a citação de 346 temas que dizem respeito aqueles contidos nas funções da Controladoria. Verificou-se também que o ensino da Controladoria está mais dirigido para a gestão Econômica e Estratégica e que o forte direcionamento dos estudos sobre a perspectiva Econômica pode estar diretamente ligada e influenciada pelo Gecon. Na análise da identificação das obras literárias sugeridas para o ensino da Controladoria, verificaram-se 223 obras indicadas por 47 instituições. Também se constatou que de um modo geral, as descrições das ementas reservam preocupação com a formação profissional com temas voltados para a gestão empresarial. Dessa forma, conclui-se que nas perspectivas Econômicas e Estratégicas os conteúdos propostos pelas IES refletem as funções básicas da Controladoria.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93914
Date: 2010


Files in this item

Files Size Format View
282468.pdf 2.203Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar