Sistemática de mapeamento de ideias de novos produtos: um estudo de caso na indústria eletroeletrônica

DSpace Repository

A- A A+

Sistemática de mapeamento de ideias de novos produtos: um estudo de caso na indústria eletroeletrônica

Show full item record

Title: Sistemática de mapeamento de ideias de novos produtos: um estudo de caso na indústria eletroeletrônica
Author: Silveira, Luis Fernando Gomes da
Abstract: O planejamento de produtos é uma fase fundamental dentro do processo de desenvolvimento de produtos para as empresas que procuram, continuamente, propor inovações ao mercado. Ao longo desta fase as melhores ideias são transformadas em propostas detalhadas de novos produtos a fim de que sejam aprovadas para a fase de projeto. Um produto bem planejado conta com o apoio de recursos dedicados e de métodos e ferramentas adequadas para ter boas chances de obter sucesso no mercado. Um desses métodos que procura trazer qualidade ao processo e vem sendo utilizado por várias empresas é o Mapeamento Tecnológico (Technology Roadmaping - TRM). O método auxilia na elaboração da estratégia de produto e tecnologia alinhada às necessidades de mercado e negócio. Diante desse contexto, o foco do trabalho recai sobre a seguinte questão: como adequar o método de mapeamento tecnológico de forma a apoiar o planejamento de produtos e auxiliar as empresas a se prepararem para a competição do mercado? Visando atender a essa questão o trabalho tem como objetivo a elaboração de uma sistemática de mapeamento de ideias de novos produtos. Para alcançar o objetivo, primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre planejamento de produtos e mapeamento tecnológico. Na sequência foi conduzido um estudo de caso exploratório em uma linha de produtos de uma empresa do setor eletroeletrônico na intenção de procurar por ideias e oportunidades que, juntamente com os conceitos adquiridos na revisão, levassem a elaboração de diretrizes para o desenvolvimento da sistemática. A sistemática é composta pelas fases de preparação para a criação do mapa, criação do mapa e finalização do mapa. A fase de criação do mapa é, ainda, dividida em quatro subfases: mapeamento de mercado, negócio, ideias de produto e tecnologia. A sistemática propõe o detalhamento do processo em uma sequência de atividades, fluxo de informações, áreas envolvidas e sugestões de métodos e ferramentas. Ao final, a sistemática foi submetida a uma avaliação na empresa onde foi realizado o estudo de caso. Esta pesquisa destaca-se por apresentar um instrumento que sistematiza e conduz à criação de um mapa (plano) estratégico de ideias de novos produtos, garantindo às empresas a participação num cenário competitivo de curto, médio e longo prazo.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93819
Date: 2012-10-25


Files in this item

Files Size Format View
288593.pdf 6.963Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar