O Estágio na formação acadêmico-profissional do professor de ciências: analisando o funcionamento de grupos de trabalho (GT)

DSpace Repository

A- A A+

O Estágio na formação acadêmico-profissional do professor de ciências: analisando o funcionamento de grupos de trabalho (GT)

Show full item record

Title: O Estágio na formação acadêmico-profissional do professor de ciências: analisando o funcionamento de grupos de trabalho (GT)
Author: Pires, Giselle de Souza Paula
Abstract: Pensar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) realizado nas escolas como um espaço de construção de novos saberes, requer a superação de um modelo hegemônico nos cursos de formação de professores que o concebe como espaço de aplicação de conhecimentos e técnicas aprendidas nas universidades. Nesse sentido é necessário reconhecer o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes, com a valorização daqueles que se constituem na prática considerando, além do sujeito, o contexto onde são desenvolvidos. Propusemos uma investigação sobre o funcionamento do ECS realizado por meio de Grupos de Trabalho (GT) mediado pela interlocução entre seus integrantes (licenciandos e professoras da escola e da universidade), com a professora da escola desempenhando o papel de coorientadora. Nosso objeto de estudo foram os discursos produzidos ao longo do desenvolvimento de três grupos de trabalho e os analisamos com base no referencial da Análise do Discurso Francesa (AD), com aportes em Michel Pêcheux e seus desdobramentos, no Brasil, nos trabalhos de Eni Orlandi. Utilizamos como pressuposto teórico de nossa investigação a possibilidade do desenvolvimento de #conflitos# por parte dos licenciandos (BEACH e PEARSON, 1998), quando estes, imersos em um processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos do ensino fundamental, tinham a possibilidade de questionar e colocar em #cheque# sentidos que foram construídos ao longo da vida acadêmica e que se referem a diferentes aspectos desse processo. Identificamos o surgimento de conflitos a partir de preocupações comuns dos licenciandos com relação à dinâmica das aulas, à necessidade de silêncio durante as aulas e preocupações com o conteúdo e sua relação com o tempo. Buscamos pistas dos sentidos que sustentavam essas preocupações e acompanhamos a (re)construção de novos sentidos relacionados a elas. O desenvolvimento de GT permitiu a articulação de diferentes saberes em discussões contextualizadas sobre aspectos específicos da sala de aula, como: gestão da classe, estratégias de ensino e avaliação; além do questionamento e construção de novos sentidos relacionados a aspectos mais amplos da docência como o modelo de transmissão/recepção do conhecimento, papéis do professor e do aluno nesse modelo, diversidade dos saberes docentes e papel de cada profissional na formação do futuro professor.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93722
Date: 2012-10-25


Files in this item

Files Size Format View
288318.pdf 1.906Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar