Integração ensino-serviço no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Integração ensino-serviço no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Show full item record

Title: Integração ensino-serviço no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Souza, Ana Luiza de
Abstract: Este estudo objetivou compreender o programa de integração ensino-serviço entre o Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Florianópolis. A abordagem foi qualitativa, e a pesquisa caracterizada como estudo de caso. Foram avaliados documentos, notas de campo, e realizadas entrevistas individuais e em grupo com gestores, docentes, estudantes e preceptores. As informações foram transcritas e analisadas seguindo os pressupostos da Análise Temática de Conteúdo. A articulação dos dados com o referencial teórico gerou dois Eixos Temáticos: um Ativador e outro Em Construção do programa; e quatro categorias: A Parceria Ensino-Serviço, A Estrutura Curricular, A Mudança de Paradigma e As Práticas Pedagógicas. Observou-se que a carga horária de inserção dos estudantes nos serviços de saúde é satisfatória. Percebe-se modificação de práticas no ensino e serviço, visando o entendimento contextualizado do processo saúde-doença e a produção do cuidado integral em saúde, de acordo com as necessidades da população. Entretanto, existem dificuldades na interface universidade/serviço, entre os participantes e presença de grupos resistentes à reestruturação de atividades. Tais dificuldades são enfrentadas por meio da sensibilização da necessidade de mudança, e da construção e readequação do programa. Conclui-se que o programa de integração ensino-serviço da Universidade Federal de Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, está caracterizado mais fortemente como eixo em construção. Como eixo ativador destacou-se a categoria Parceria Ensino-Serviço. O desenvolvimento do programa, além do empenho da Universidade e dos serviços, requer a formação dos docentes e preceptores e ampliação do espaço de discussão entre instituições.
Description: Dissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93644
Date: 2012-10-25


Files in this item

Files Size Format View
276267.pdf 1.217Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar