Abstract:
|
Este estudo analisa o especial multimídia Cayucos, do jornal argentino on-line Clarín.com, detalhando as etapas de seu processo produtivo e apontando as especificidades da linguagem webjornalística desse produto. Tendo como pressupostos que o cenário de convergência tecnológica e o ambiente empresarial de acirrada concorrência influenciam diretamente a conformação das empresas de mídia e seus produtos, e partindo da hipótese de que as condições profissionais e de infraestrutura influenciaram a produção de Cayucos, procuramos verificar como esses fatores atuam durante a elaboração do multimídia. Para responder a essa questão, utilizamos o Estudo de Caso único, combinado com observação simples e não participante na redação e entrevistas semiestruturadas com toda a equipe multimídia. O resultado que se apresenta é que, embora os fatores tecnológicos (equipamentos e tecnologias disponíveis) e sócio-organizacionais (aspectos editoriais, administrativos e financeiros) tenham grande influência sobre a viabilidade de um produto multimídia, é a ação pessoal, do jornalista e da equipe que determina fundamentalmente a conformação de Cayucos. Constatou-se ainda que esse especial utiliza uma linguagem que mistura elementos do cinema, da televisão e de outros meios, mas dado seu cunho essencialmente jornalístico, pode ser definido como uma webreportagem especial temática. O produto apresenta pelo menos quatro das seis características do webjornalismo, a saber: hipertextualidade, multimidialidade, interatividade e memória. |