Abstract:
|
A pesquisa Raízes da Psiquiatrização da escola: aspectos da mitomania investigou aspectos do processo de psiquiatrização da educação no Brasil, no início do século XX, movimento que veio por desdobramento do processo geral de psiquiatrização da sociedade. Identificamos, especificamente, como ocorreu a apropriação da doutrina de mitomania formulada por Dr. Ernest Dupré. Na primeira parte do texto contextualizamos o processo de psiquiatrização da educação no Brasil no início do século XX, o que inclui o papel da Liga Brasileira de Higiene Mental. Observamos os acontecimentos que se articularam e convergiram para que a Psiquiatria viesse a ser integrada à Educação Brasileira. Na segunda parte, consideramos se no processo de psiquiatrização da educação brasileira ocorreu a apropriação da doutrina de mitomania. Assim, analisamos os trabalhos apresentados e publicados pelos médicos, alguns deles da Liga Brasileira de Higiene Mental, nas primeiras décadas do século XX, sobre o tema da mentira infantil. Na terceira parte, documentamos como a doutrina da mitomania foi formulada no interior do movimento psiquiátrico geral da sociedade francesa, liderado por Jean-Martin Charcot e Paul Brouardel, em oposição ao movimento da Medicina Legal coordenado por François Fodéré e Ambroise Tardieu, que por meio de laudos periciais identificavam as práticas de violência exercidas contra as crianças. Esse processo se coloca como reação ao movimento revolucionário republicano quanto à identificação das violências e maus-tratos ocorridos contras as crianças e, por conseqüência, ao estabelecimento de leis que as protegessem, instituindo-lhes direitos de cidadania |