Nós continuamos lutando aqui: identidades coletivas e estratégias de luta pelo recolhimento da comunidade indígena maia Achí, vítimas sobreviventes dos massacres de Rio Negro, Rabinal (Guatemala)

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Nós continuamos lutando aqui: identidades coletivas e estratégias de luta pelo recolhimento da comunidade indígena maia Achí, vítimas sobreviventes dos massacres de Rio Negro, Rabinal (Guatemala)

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Title: Nós continuamos lutando aqui: identidades coletivas e estratégias de luta pelo recolhimento da comunidade indígena maia Achí, vítimas sobreviventes dos massacres de Rio Negro, Rabinal (Guatemala)
Author: Estrada, Nora Epifanía Murillo
Abstract: Este trabalho é resultado da pesquisa com a comunidade indígena Maia Achí de Rio Negro, localizada no município de Rabinal, província de Baja Verapaz, Guatemala. A problemática central é discutir sobre as identidades coletivas dos sujeitos que lutam por reconhecimento, depois de ter sobrevivido a cinco massacres, no contexto de sua resistência organizada ante a implantação da usina hidrelétrica .Chixoy. em seu território. Na abordagem, se considera a categoria nativa .vítima sobre-vivente. como forjadora da identidade dos sujeitos, cuja luta e protago-nismo têm origem num sentimento coletivo de injustiça. Assim, sob a pespectiva de Axel Honneth, a luta é analisada a partir da gramática moral dos conflitos, pois detrás de muitas reivindicações fica sempre uma condição que tem a ver com o plano da reparação moral. No entan-to, o reconhecimento centrado na reparação moral não nega as exigên-cias legítimas de reparação material (conforme a abordagem comparti-lhada entre A. Honneth e N. Fraser), que são, além da busca da justiça, demandas exigidas pelos sujeitos.This work is the result of research with the Indigenous community Maia Achí of Rio Negro, located in the municipal district of Rabinal, province of Baja Verapaz, Guatemala. The central problem is to discuss the col-lective identity of the citizens who struggle for recognition after have suffered five massacres, in the context of their organized resistance the deployment of the .Chixoy. hydroelectric dam in their territory. In the approach, the native category "surviving victim" is as a forger of the identity the individuals, whose strength and leadership comes from in the collective feeling of injustice. Thus, under the perspective of Axel Honneth, this struggle analyzed by the moral grammar of the conflicts, because behind for many claims of these movements, there is always a condition associated with the issue of the moral reparation. However, the recognition centered in the moral reparation not deny the legitimate of the material reparation (according to the shared approach between A. Honneth and N. Fraser), which are, beyond the quest for justice, de-mands required by the subjects.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93509
Date: 2012-10-24


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