Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensino de ciências visando a inclusão social: um estudo nas escolas do Maciço do Morro da Cruz - Florianópolis, (SC)

DSpace Repository

A- A A+

Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensino de ciências visando a inclusão social: um estudo nas escolas do Maciço do Morro da Cruz - Florianópolis, (SC)

Show full item record

Title: Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensino de ciências visando a inclusão social: um estudo nas escolas do Maciço do Morro da Cruz - Florianópolis, (SC)
Author: Amorim, Fabrícia
Abstract: Neste trabalho apresentamos uma pesquisa desenvolvida nas escolas vinculadas ao Fórum do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, SC. O objetivo principal desta investigação é identificar e discutir os elementos teórico-metodológicos presentes em Projetos de Ensino de Ciências baseados nos princípios da interdisciplinaridade e da contextualização, que possam indicar formas de promover a inclusão social de seus alunos. A metodologia de investigação se prosperou na pesquisa exploratória, buscando uma compreensão mais ampla de nosso objetivo de estudo e delimitando a amostragem da pesquisa. A fundamentação teórica a qual estruturamos nossa pesquisa inclina-se aos pressupostos educacionais de Paulo Freire, o qual também é estimado por este Fórum, na fundamentação dos trabalhos da Comissão de Educação. Esta comissão apresenta como objetivo mudanças nas políticas públicas educacionais visando melhorias na qualidade de ensino, incentivando práticas educacionais inovadoras como também, a luta por melhores condições de trabalho. Assim, esta pesquisa procura responder como os projetos de ensino das escolas vinculadas ao Fórum do Maciço do Morro da Cruz, baseados na contextualização e na interdisciplinaridade podem contribuir para a inclusão social de seus alunos.In this work we are going to present a research developted at schools linked to the Forum do Morro da Cruz Massive in Florianopolis, SC. The main aim of this investigation is to identify and discuss the theoric methodologic elements present in these Teaching Projects of Sciences based in the principles of interdisciplinarization and contextualization that can indicate ways to promote social inclusion of its students. The methodology of investigation prospered in the explanatory research, try to find a wider understanding of our study aim and delimiting the research sample. The theoric fundamentation which we extructured our research bends to Paulo Freire's educational presuppositions, which is also regarded by this Forum in the fundamentation of the work of the Education Committee. This committee presents as aim changes in the public educational politcs trying to make a better teaching quality, incentivating innovation educational practices as well the fighting for better condition of work. This research try to answer how the teaching projects of schools linked to Morro da Cruz Massive, based in the contextualization and in the interdisciplinarization may contribute to social inclusion of its students.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93241
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
270047.pdf 2.665Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar