Abstract:
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A presente pesquisa configura-se como um estudo sobre a forma como alguns estagiários da Licenciatura em Ciências, na Universidade Federal de Santa Catarina, estão significando a perspectiva Ciência Tecnologia e sociedade (CTS) de ensino, em seus relatórios de estágio. Utilizando a Análise do Discurso (AD) de linha francesa como referencial principalmente teórico, mas também metodológico, a autora analisa dois relatórios de estágio em busca de vestígios da perspectiva CTS de ensino, nos objetivos e metodologias propostos pelos autores dos relatórios. Apresenta o modo pelo qual o assunto foi trabalhado em três disciplinas do referido curso, com o intuito de esclarecer as condições de produção dos discursos dos estagiários sobre o conteúdo da análise. Utilizando-se de noções-chave da AD tais como os mecanismos imaginário, antecipação e o interdiscurso, aponta para deslizamentos de sentidos, em relação aos pressupostos de um ensino numa perspectiva CTS, nos relatórios analisados, e propõe ações metodológicas como possibilidades de adequação da inserção das discussões sobre CTS nas referidas disciplinas. |