O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica

DSpace Repository

A- A A+

O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica

Show full item record

Title: O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
Author: Guérios, Gislaine Teixeira Borges
Abstract: A perspectiva é ainda a técnica mais usual de desenho para muitos profissionais: engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais e artistas. A problemática que se levanta nesta pesquisa é compreender como a perspectiva tornou-se um saber escolar. Busca-se realizar um ensaio de uma escrita histórica sobre o ensino deste saber - a perspectiva -, problematizando aspectos tais como quando e por quais razões este saber escolar institucionalizou-se no ensino de nível superior, como se deu o seu desenvolvimento, em quais cursos este saber era ministrado, qual era a formação dos professores que o lecionavam e qual bibliografia era utilizada. A presente pesquisa é realizada na UFSC, limitando-se às décadas de 1960 e 1970. Os materiais de análise englobam documentos tais como planos de ensino, ementas, catálogos de cursos, livros teóricos e didáticos, além de conversas com docentes. Os locais da pesquisa concentram-se no Departamento de Geociências do Centro de Estudos Básicos, no Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico e no Ginásio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação. Esta pesquisa tece, enfim, uma narrativa que aponta para a institucionalização do ensino do saber perspectiva na UFSC.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93056
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
275387.pdf 1.966Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar