Abstract:
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A perspectiva é ainda a técnica mais usual de desenho para muitos profissionais: engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais e artistas. A problemática que se levanta nesta pesquisa é compreender como a perspectiva tornou-se um saber escolar. Busca-se realizar um ensaio de uma escrita histórica sobre o ensino deste saber - a perspectiva -, problematizando aspectos tais como quando e por quais razões este saber escolar institucionalizou-se no ensino de nível superior, como se deu o seu desenvolvimento, em quais cursos este saber era ministrado, qual era a formação dos professores que o lecionavam e qual bibliografia era utilizada. A presente pesquisa é realizada na UFSC, limitando-se às décadas de 1960 e 1970. Os materiais de análise englobam documentos tais como planos de ensino, ementas, catálogos de cursos, livros teóricos e didáticos, além de conversas com docentes. Os locais da pesquisa concentram-se no Departamento de Geociências do Centro de Estudos Básicos, no Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico e no Ginásio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação. Esta pesquisa tece, enfim, uma narrativa que aponta para a institucionalização do ensino do saber perspectiva na UFSC. |