A Série de Leitura Graduada Pedrinho (1953-1970) e a perspectiva de socialização em Lourenço Filho

DSpace Repository

A- A A+

A Série de Leitura Graduada Pedrinho (1953-1970) e a perspectiva de socialização em Lourenço Filho

Show full item record

Title: A Série de Leitura Graduada Pedrinho (1953-1970) e a perspectiva de socialização em Lourenço Filho
Author: Abreu, Raquel de
Abstract: As propostas de socialização para a infância brasileira presentes na Série de Leitura Graduada Pedrinho, publicada pelas Edições Melhoramentos entre os anos de 1953 e 1970, articuladas às idéias divulgadas por seu autor, o intelectual Manoel Bergström Lourenço Filho (1897-1970), são objeto da presente dissertação. O autor, integrante do Movimento dos Pioneiros da Escola Nova no Brasil, é apresentado como personalidade articulada e articuladora das idéias e das práticas educativas para a escola brasileira por mais de cinqüenta anos. Aqui, a Série de Leitura Graduada Pedrinho é inventariada e descrita como um todo, por suas edições, tiragens e apresentação gráfica. O recorte analítico prioriza os volumes Pedrinho e seus amigos e Aventuras de Pedrinho, que são o segundo e terceiro livros da série, articulados ao Guia do Mestre, volume destinado pelo autor à orientação do professor que adota a série nas salas de aula. Metodologicamente, faz-se um estudo comparado entre os conteúdos da série e o capítulo V de Introdução ao estudo da Escola Nova, obra do mesmo autor, destinada à formação de professores no Brasil desde os anos trinta. Seguindo a mesma metodologia, de forma destacada, são analisados elementos textuais da Série de Leitura Graduada Pedrinho (por seus textos escritos e ilustrações) relacionados à Sociologia da Educação, especialmente a influência exercida pela teoria sociológica clássica de Émile Durkheim e apropriadas por Lourenço Filho nos livros para a infância escolar brasileira. Para tanto, são utilizadas as obras clássicas de Durkheim Educação e Sociologia, traduzida por Lourenço Filho em 1928 e Educação Moral, traduzida e publicada recentemente no Brasil. Sob esse aspecto, são examinados os modelos de conduta socialmente construídos na Série Pedrinho e de que forma estão representadas as instituições sociais brasileiras, por seus padrões culturais, relações de trabalho, suas leis e seus valores. Cabe ressaltar a representação das identidades sociais e o papel da geração de adultos, notavelmente o lugar do homem mais velho, na série, que é percebido como definidor na condução das lições de cada livro. A partir de conceitos da sociologia clássica, como instituição social, socialização, solidariedade orgânica e educação moral, como também as categorias patriotismo e nacionalismo, identificados na Série Pedrinho, procuramos relacionar o autor, sua obra e suas idéias num determinado contexto social, histórico e político da nação brasileira.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93051
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
270267.pdf 10.12Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar