Modelo para o diagnóstico das necessidades de educação corporativa a partir das estratégias competitivas dos arranjos produtivos locais

DSpace Repository

A- A A+

Modelo para o diagnóstico das necessidades de educação corporativa a partir das estratégias competitivas dos arranjos produtivos locais

Show full item record

Title: Modelo para o diagnóstico das necessidades de educação corporativa a partir das estratégias competitivas dos arranjos produtivos locais
Author: Almeida, Daniel Roberto de
Abstract: O conhecimento representa um fator crescente de preocupação em investimento e competitividade nas empresas, principalmente em virtude da globalização e concorrência. Com o desenvolvimento de novos tipos de gestão, as empresas necessitam utilizar o conhecimento dentro da estratégia empresarial, e, consequentemente, enfrentam o desafio de identificar que conhecimentos são primordiais à sua competitividade, bem como para disseminá-los dentro da empresa e por toda a sua cadeia de produção como é o caso da universidade corporativa. Já nos Arranjos Produtivos Locais - APL o desenvolvimento torna-se complexo e fundamental em virtude do tamanho da cadeia produtiva e da quantidade de empresas envolvidas. Assim, há a necessidade de se desenvolver um modelo de educação corporativa nos APLs para que possa ser utilizado na competitividade frente: às rápidas mudanças tecnológicas, à globalização financeira por meio da inserção de novos capitais externos e sua interdependência, à abertura de mercados e à globalização das informações. Para esta pesquisa foi escolhido o APL de Software do município de Curitiba. Com o estudo, por meio da proposta de desenvolvimento e aplicação do modelo, foi possível verificar a estrutura interna e externa, bem como suas inter-relações do Arranjo Produtivo Local de Software, a qual aborda dimensões como: equidade, flexibilidade, estrutural, capital, pesquisa e desenvolvimento, confiança, importância econômica, territorial, estratégica e seus componentes. A pesquisa foi desenvolvida partindo da fundamentação teórica e teve sua aplicação efetivada por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas com empresários, comitê gestor e instituições parceiras do Arranjo Produtivo Local. O modelo desenvolvido a partir desta pesquisa propõe alternativas e melhorias nas dimensões apresentadas do Arranjo Produtivo Local, principalmente direcionados à programas de educação corporativa. Com os resultados obtidos, esta pesquisa poderá servir de parâmetro para novos modelos e programas voltados a educação corporativa.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93042
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
276664.pdf 11.69Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar