Abstract:
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As Instituições de Ensino Superior tem o compromisso fundamental de oferecer e transmitir aos alunos o conhecimento e o diferencial que os habilite a ter contato com o mundo dos negócios, pela atuação dos profissionais qualificados, dispondo de conhecimento acumulado, que se atualiza em função das demandas do mundo da atualidade. Compete ao sistema educacional estar atento e implantar uma filosofia que lhe permita formar cidadãos aptos e preparados. Para tanto, precisam preparar alunos e professores que atendam as disposições sobre a educação especial, as quais, com as políticas de inclusão requerem preparação específica da comunidade acadêmica, tanto para receber estes alunos como para ministrar sobre os mesmos. É um tema que desperta interesse científico e se justifica diante da urgência na tomada de posições dos meios universitários, empresas e sociedade. Sua interligação com a engenharia de produção é direta, considerando que esta é uma disciplina relativamente nova e envolve um campo onde as ciências sociais e da administração se relacionam na conquista das técnicas do conhecimento, inovação e produtividade. Seus objetivos são: elaborar um diagnóstico sobre a situação de estudantes de instituições de ensino superior privadas, com necessidades especiais, e a sua inclusão no mercado de trabalho, além de oferecer sugestões de diretrizes a serem implementadas para a melhoria do sistema educacional voltado a este segmento. A investigação será esenvolvida sob o método qualitativo-quantitativo, com a finalidade de averiguar o que vem sendo feito em prol da população escolhida e envolve a pesquisa em referencial bibliográfico, a legislação brasileira e também pesquisa de campo, realizada por meio de questionários elaborados com questões fechadas e abertas, e como roteiro para entrevistas, em uma abordagem qualitativa. Dos achados da pesquisa, conclui-se que é imprescindível que as entidades de ensino estejam adequadamente preparadas para receberem os alunos com necessidades especiais e em igualdade de condições de acessibilidade, aprendizagem e aquisição de conhecimento. Cabe às instituições de ensino superior a tarefa de preparar os professores que proporcionarão esta aprendizagem desde as séries iniciais, preparando-se elas mesmas, para oferecer aos futuros profissionais, também, as melhores oportunidades para adquirirem seu conhecimento. |