Abstract:
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Buscou-se, neste estudo, caracterizado como uma "monografia de base", compreender como são abordadas as relações entre educação, criança, infância e narração de histórias na escola em dissertações de mestrado na área de Educação. Pela consulta ao Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, foi possível encontrar um universo de 22 (vinte dois) resumos que apresentavam narração de histórias, infância e criança como palavras-chave das dissertações e teses produzidas no período entre 1987 e 2007. Diante deste levantamento percebeu-se que a primeira pesquisa relacionada à prática de narrar histórias foi concluída no ano de 1995 e somente em 2004 a produção acadêmica sobre essa temática começou a aumentar no campo educacional. Deste universo apenas 4 (quatro) eram as pesquisas em nível de mestrado que tratavam da narração de histórias na escola. Considerando o conteúdo de 3 (três) destas dissertações constatou-se que em todas as pesquisas a narração de histórias é apresentada como uma atividade artística, que deve estar presente no cotidiano escolar, pois auxilia o desenvolvimento da imaginação. Ainda que inicialmente não fosse o objetivo desta pesquisa, no decorrer do processo surgiu à necessidade de buscar referenciais teóricos para compreender as relações entre a atividade criadora, a imaginação e as dimensões estéticas da narração de histórias. Principalmente a partir das idéias apresentadas em algumas das obras de Adolfo Sánchez Vázquez e Lev S. Vigotski foi possível encontrar os elementos para esse estudo. A narração de histórias na escola é importante principalmente porque contribui para o desenvolvimento da atividade criadora. Sua presença no cotidiano escolar auxilia as crianças a desenvolverem a percepção estética, estimula o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, de maneira a oferecer instrumentos que possibilitem a criação de condições para compreender e transformar a realidade. |