Abstract:
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O presente estudo investigou as particularidades das redes radiofônicas brasileiras que adotam o formato all-news. Para a compreensão das relações entre forma e conteúdo estendemos nossa análise dos processos de produção ao produto transmitido. Como método guia utilizamos o Estudo de Caso múltiplo, tendo como objetos empíricos a Rede CBN e a Rede BandNews FM. Para a análise dos produtos optamos por uma abordagem estrutural da informação jornalística, seus processos de produção e os formatos de programação. Assim utilizamos também procedimentos metodológicos da observação sistemática não participante, complementados por entrevistas e questionários semi-estruturados. Fundamentamos nossa análise nos estudos específicos do jornalismo e do rádio, especialmente nos pontos de diálogo desta produção. Contudo, entendemos a informação radiofônica enquanto produto social e deste modo, por vezes, se fez necessário recorrer às correntes sociológicas e lingüísticas já incorporadas aos estudos da comunicação. Concluímos que os diferentes modelos de programação all-news e a organização em rede influenciam os processos de produção e a estrutura da informação, afetando os critérios de noticiabilidade, a linguagem radiofônica e, por conseguinte, a produção radiofônica. |