Características dos objetivos de ensino presentes nos planos de curso e de ensino de disciplinas relacionadas à capacitação científica de alunos de cursos de graduação em psicologia

DSpace Repository

A- A A+

Características dos objetivos de ensino presentes nos planos de curso e de ensino de disciplinas relacionadas à capacitação científica de alunos de cursos de graduação em psicologia

Show full item record

Title: Características dos objetivos de ensino presentes nos planos de curso e de ensino de disciplinas relacionadas à capacitação científica de alunos de cursos de graduação em psicologia
Author: Grando, Ana Paola
Abstract: Quais comportamentos envolvem um processo de formação em Psicologia com características cientificas? Os cursos de graduação em Psicologia estão capacitando seus alunos a se tornarem aptos a produzirem conhecimento derivando desses, procedimentos de trabalho que os auxiliem no seu exercício profissional? A formação do psicólogo contempla o desenvolvimento de um conjunto de competências que se reportam a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia e devem garantir ao profissional um domínio básico de conhecimentos psicológicos; além disso, deve propiciar condições para utilizá-los em diferentes contextos que demandam investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. Dentre esse conjunto de competências, as Diretrizes Curriculares explicitam que o profissional precisa ser capaz de buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como produzir conhecimento a partir da prática profissional. Mesmo estando explicitado nas Diretrizes competências que contemplam a formação científica, vale a pena pesquisar nos "Planos de Cursos" e nos "Planos de Ensino" dos cursos de Psicologia se esses comportamentos profissionais estão sendo propostos pelos professores, e com isso, norteando a formação dos futuros psicólogos no processo de produzir conhecimento, Portanto, o objetivo foi responder à pergunta "quais comportamentos científicos são propostos como objetivos em planos de curso e planos de ensino na formação de psicólogos?". Para realizar essa identificação foram utilizadas duas fontes de informação: Planos de curso e Planos de ensino de disciplinas relacionadas à formação científica dos cursos de Psicologia de duas Universidades Públicas não gratuitas do Oeste. Foram identificados nessas fontes de informação, os objetivos de ensino nos quais o sujeito refere-se ao profissional formado; o verbo é referente ao que necessita ser realizado pelo sujeito e o complemento expressa os aspectos do meio com o qual o sujeito deverá realizar algo. Depois de identificados e tratados esses objetivos de ensino foram separados em quatro categorias, sendo elas: atividades ou atuações escolares dos alunos; expressões vagas, genéricas ou ambíguas; declarações de intenção e atividades ou ações de professores. O exame dos objetivos de ensino apresentados nos planos de curso e planos de ensino dos cursos de Psicologia, possibilitou observar que poucos professores têm formulados os objetivos de ensino de suas disciplinas de maneira clara e precisa, mostrando que suas formulações de objetivos de ensino são apresentadas em termos demasiado gerais, contudo, baseando-se neles sua atuação no processo de ensino-aprendizagem de comportamentos científicos.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92843
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
265356.pdf 392.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar