Abstract:
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A medição do desempenho, no sentido mais amplo, tem como alicerce fundamental a existência de indicadores que possam refletir o estado real de uma organização. Com base em indicadores, os gestores do empreendimento podem tomar decisões e implementar ações visando à melhoria da qualidade e da produtividade do empreendimento. Apesar disso, as empresas pouco se utilizam desses indicadores como base para a tomada de decisão. A experiência e a intuição continuam sendo as principais bases para a gestão. A dificuldade na coleta de informações, montagem e exibição dos indicadores é apontada como a maior razão para essa não utilização. O objetivo da presente pesquisa é propor o desenvolvimento de um software destinado a coletar os dados armazenados nos sistemas computacionais utilizados pelas empresas de construção civil e transformar esses dados em indicadores de desempenho e produtividade, bem como analisar a utilização desses indicadores no processo de tomada de decisão. Isso pode ser considerado um passo inicial para a disseminação do uso de indicadores como base para a melhoria da produtividade e qualidade do processo produtivo. O Sistema de Indicadores proposto nesse trabalho foi desenvolvido e validado em uma empresa da Grande Belo Horizonte. Abrangendo 24 indicadores de desempenho e produtividade, o sistema foi especificado de forma a permitir a sua aplicação a outras empresas de construção civil, sem necessidade de alterações significativas. Os principais resultados obtidos relacionam-se a: (a) análise do perfil de utilização de programas computacionais no gerenciamento das atividades relacionadas ao processo construtivo das empresas de construção civil, em que se constatou que apesar da utilização de programas computacionais no controle e gerenciamento dos processos produtivos, esta é feita sem integração de informações ou troca de dados entre esses programas; (b) criação de um modelo de um sistema de indicadores de desempenho que possa ser aplicado às empresas de construção civil, que possua flexibilidade para a entrada de informações e que disponibilize múltiplas visões dos indicadores de desempenho desenvolvidos; (c) aplicação deste modelo em uma empresa de construção civil, em que se verificou como principal foco de interesse a análise dos indicadores de qualidade e desempenho vinculados às normas e requisitos de programas de qualidade; e (d) avaliação da utilização de indicadores como subsídio à tomada de decisão gerencial estratégica, através da qual foi identificado um grande interesse por parte dos gestores em indicadores para o acompanhamento físico e financeiro de uma obra. |